Evento contará com participação do reitor da Udesc e do ex-ministro da Educação Cristovam Buarque
Programação conta com o debate de cinco painelistas.
Arte: Secom Udesc
O seminário
Autonomia Universitária: fator de desenvolvimento do país”, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ocorre nesta quarta-feira, 12, na
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
O reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, terá a fala de abertura do evento, que discute a autonomia das instituições públicas de ensino brasileiras. Também estarão presentes reitores de universidades estaduais e federais, docentes, pesquisadores, lideranças políticas e representantes de órgãos públicos.
Entre os debatedores, está o
ex-ministro da Educação e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Cristovam Buarque, que abrirá a programação de painéis. “Fico muito feliz de debater este tema, sobretudo neste momento em que podemos atualizar o conceito de autonomia, para buscar redefinir o conceito de universidade”, afirma Cristovam.
Buarque destaca ainda que vivemos na era do conhecimento, o que demanda uma educação de base qualificada e a abertura para novos campos científicos. “O verdadeiro capital de um país, de um povo e do planeta é o conhecimento. E, portanto, é da universidade que deve sair este capital”, completa.
O evento promovido pela Udesc será o primeiro de um ciclo de seminários, que terá um encontro em cada região do país. A próxima reunião será organizada pela
Universidade de São Paulo (USP), em 28 de agosto, na capital paulista.
O evento inicia às 9h, no Auditório Deputado Paulo Stuart Wright (Plenarinho) da Alesc, e é aberto ao público. Os debates também serão transmitidos ao vivo pelo
YouTube da Assembleia. Confira a programação completa do seminário
aqui.
Como é a autonomia na Udesc?
Assegurada pelas Constituições Estadual e Federal, a autonomia universitária se refere à autogestão das universidades no âmbito didático-científico, administrativo, e financeiro e patrimonial.
O tema é um dos principais pilares da nova gestão, resgatado pelo
Projeto de Lei Complementar que institui a Lei Orgânica da universidade, pautado pelo
Conselho Universitário (Consuni) em maio.
De acordo com a vice-reitora da Udesc e uma das painelistas do seminário, Clerilei Bier, a atualização da Lei Orgânica foi necessária para a manutenção da autonomia na universidade. “Para garantir a autonomia, resgatamos o processo e fizemos a proposta de alteração junto ao Consuni para estabelecer que a aprovação final do estatuto caberia, em última instância, ao Conselho Universitário”, explica.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009