Professor Nilson José Machado realizou a palestra "A fragmentação disciplinar e seus antídotos" - Foto: Assessoria de comunicação
A aula inaugural da quarta turma do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, foi realizada na última segunda-feira, 6.
Os professores do Programa foram apresentados aos novos alunos e em seguida, o professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na condição de professor sênior, e coordenador do Grupo de Estudos em Epistemologia e Didática (GEED), Nilson José Machado, realizou a palestra “A fragmentação disciplinar e seus antídotos”
A fragmentação disciplinar é uma marca da organização da escola básica, principalmente no ensino médio, mas também está presente nos currículos do Ensino Superior. A consequência mais visível deste fato é uma perda do significado do que se estuda e, para combater essa fragmentação, alternam-se discursos como o da interdisciplinaridade, modelagem, resolução de problemas, trabalho com projetos e competências.
O objetivo principal da palestra foi explicar dois antídotos especialmente importantes: o reconhecimento e a valorização das ideias fundamentais de cada disciplina e o recurso a centros de interesse articuladores das ações docentes.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930