Legenda: o evento aconteceu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),
no dia 24 de junho. Foto: divulgação
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville participaram da Maratona Feminina de Programação (MFP), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 24 de junho.
A participação no evento foi realizada através do projeto de extensão Maratona de Programação, executado pelo grupo BRUTE, de fomento à programação competitiva. A hospedagem foi patrocinada pela empresa Becomex, de Joinville.
Participaram do evento, 14 estudantes de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) e uma de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) da UDESC Joinville.
O evento foi organizado por alunas da Unicamp e apoiado pela universidade e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Consistiu em uma competição de programação e um jantar na Unicamp. Na competição, a estudante de BCC Julia Retore recebeu uma medalha por ter alcançado o 8º lugar geral, de um total de cerca de 100 participantes.
A MFP é uma inciativa que tem como objetivo o aumento da participação de mulheres e pessoas não-binárias nas competições da SBC, que, apesar de ter sido historicamente baixa, vem crescendo nos últimos anos, graças a diversos incentivos criados, como vagas garantidas na Escola de Verão da Maratona Brasileira de Programação e vagas especiais para times compostos por mulheres para irem para a etapa nacional da Maratona.
O que é uma competição de programação?
Uma competição de programação é uma prova com problemas que envolvem matemática e computação a serem resolvidos por meio da escrita de um programa que, dada uma entrada, compute a resposta para tal entrada.
Nas provas, são abordados diversos assuntos importantes para o curso, como estruturas de dados, teoria dos grafos, e álgebra linear.
A forma que essa competição em específico funcionou foi tendo 10 problemas e 4 horas para resolvê-los, de forma individual. A colocação é decidida com base em quem resolveu mais problemas e, se houver empate, ganha quem resolveu em menor tempo.
O que é o BRUTE?
O BRUTE é o grupo de extensão que representa o programa de extensão permanente da UDESC Maratona de Programação. É um grupo que promove o estudo e treino visando obter alto desempenho nas competições organizadas pela SBC, onde diversas instituições de ensino superior competem na Maratona Brasileira de Programação. O projeto reserva laboratórios de computação para o ensino, dando aulas sobre o básico de programação e técnicas de resolução de problemas, e treino, separando um dia toda semana para ter um laboratório aberto aos estudantes para o estudo em conjunto dos assuntos que caem nas competições. Também organiza competições de programação para os alunos da UDESC competirem entre si (chamadas competições internas) para os preparar para competir posteriormente a nível regional e nacional. Site oficial:
https://www.bruteudesc.com/
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882