O equipamento Cromatógrafo a gás acoplado ao espectrômetro de massas (GC-MS) tem por finalidade promover separação em escala analítica de compostos vaporizáveis (temperatura de ebulição abaixo de 400 °C) e posteriormente detectá-los por espectrometria de massas. Podem ser feitas análises qualitativas (comparação com índice de retenção e busca por similaridade entre o espectro de massas obtido com o da biblioteca NIST) ou quantitativas, com calibração prévia do método usando padrões das substâncias que se deseja determinar.
Informações importantes para análise por GC-MS:
1) Amostras aquosas não serão injetadas em hipótese alguma;
2) A amostra, mesmo em solvente orgânico, não poderá conter nenhum traço de ácidos ou bases minerais (exemplos ácidos nítrico, clorídrico, fluorídrico, sulfúrico ou bases como hidróxido de sódio, potássio, etc);
3) A concentração aproximada dos componentes que se deseja determinar deve ser indicada, assim como a presença de substâncias que não são de interesse, mas podem estar presentes na amostra;
4) A amostra não deve conter substâncias não cromatografáveis (água, proteínas, material particulado, polímeros, açúcares, etc)
5) O solvente no qual foi diluída a amostra deve ser indicado;
6) Cada amostra deve ter uma identificação com um código legível, e num volume mínimo de 1 mL, acondicionado em frasco fechado.
7) Condições especiais de análise (exemplo: varredura de massas ou monitoramento de íons selecionados, temperatura de injeção e programação do forno da coluna e vazão de fase móvel) devem ser indicados. Do contrário, condições padrão serão utilizadas.
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200 Zona Industrial Norte, Joinville / SC CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.