Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/12/2024-13h55

Udesc oferecerá curso online sobre relações étnico-raciais para profissionais da educação

Curso será totalmente online, com aulas a partir de março - Arte: Divulgação
Até 20 de dezembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estará com inscrições abertas para o curso de Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, que será ofertado gratuitamente na modalidade a distância a partir de março de 2025. Acesse o edital no site.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário no site. As vagas são voltadas a profissionais da educação básica, professores, equipes pedagógicas e gestores das redes públicas de ensino.

Serão abertas 3,5 mil vagas pela Udesc. As atividades serão ministradas de forma totalmente online.

Lançamento

Na última quinta-feira, 5, representantes de diversas instituições parceiras na realização do curso participaram de uma cerimônia de lançamento na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), que é responsável pela organização pedagógica.

Pela Udesc, prestigiou o encontro a coordenadora do curso na instituição catarinense, a técnica universitária Maria Helena Tomaz, do Centro de Educação a Distância (Cead). Dentre outras funções, Maria Helena é coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc (Neab). Confira abaixo a gravação do evento no YouTube.



Práticas pedagógicas

Com carga horária de 120 horas, o curso tem como objetivo "fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de docentes e gestores de acordo com os marcos legais da Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) e Educação Escolar Quilombola (EEQ), além de pesquisas e estudos científicos que orientam a inclusão desse público nos sistemas de ensino no Brasil".

O curso também visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola.

São quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática; e Gestão Democrática para a Diversidade.

Além da discussão de sistemas de avaliação e da criação de projetos políticos pedagógicos, durante a formação será desenvolvida uma proposta educacional antirracista com atividades pedagógicas que transformem o ambiente e as relações escolares.

Convênio federal

A Udesc também está com inscrições abertas para o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Os dois cursos são fruto de um convênio do Ministério da Educação, que envolve a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e diversas instituições pelo País.

As formações são oferecidas por instituições públicas de ensino superior que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como a Udesc, utilizando a competência e a capacidade de oferta estabelecida no sistema UAB.

Parcerias

Na universidade estadual, os cursos serão ministrados por meio do Udesc Cead e contam com diversas parcerias internas.

São parceiros o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), os laboratórios de Direitos Humanos (LabDH), de Educação Inclusiva (Ledi), de Educação e Sexualidade (LabEduSex) e Multidisciplinar de Desenho e Recursos Didáticos para Educação Híbrida e a Distância (MultiLabEHAD), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), o Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (Aya), da Udesc Faed, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Secretaria de Estado da Educação.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail erer.cead@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso será totalmente online, com aulas a partir de março
  • Lançamento do curso de extensão Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola
  • Coordenadora do Neab Udesc, Maria Helena Tomaz (ao centro), coordena o curso de extensão EAD na universidade catarinense
 
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090
Conta Dinheiro, Lages / SC
CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.