Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/02/2018-12h42

Vídeo da Udesc retrata importância de projetos vinculados ao Pibid para a sociedade

Vídeo retrata contribuições e impactos do Pibid na formação e na prática docente - Imagem: Reprodução
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou nesta semana um vídeo sobre o 4º Seminário Institucional do Pibid Udesc, realizado em novembro do ano passado, que evidencia a importância e o impacto social dos projetos realizados pela instituição por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Em 2017, a Udesc juntou-se a outras instituições de ensino superior brasileiras na defesa pela manutenção do programa federal, que oferece bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos presenciais que façam estágio e, após graduados, comprometam-se a exercer o magistério na rede pública.

O posicionamento da universidade reflete o dos seus coordenadores, docentes e alunos relacionados ao programa, em adesão a um movimento de âmbito nacional – desde o ano passado, a Udesc tem participado de uma série de atividades de mobilização pelo programa em todo o País.

O Pibid é atualmente o principal programa de formação de professores no Brasil. Desde 2013, constitui uma exigência legal prevista na principal lei da educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.




Seminário na Udesc

No 4º Seminário Institucional do Pibid Udesc, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Udesc, mais de 1,2 mil assinaturas foram recolhidas em um abaixo-assinado encaminhado ao Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid).

O abaixo-assinado, com mais de 300 mil assinaturas, foi entregue no fim de 2017 à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante audiência pública em Brasília. Pela Udesc, participou do encontro a coordenadora de área do Pibid no curso de Pedagogia a Distância, Tânia Regina da Rocha Unglaub, representando a coordenadora institucional do programa na universidade, Fabíola Sucupira Ferreira Sell.

Outra audiência pública sobre o tema ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em dezembro, na qual foi reiterada a importância do Pibid na formação inicial e continuada dos professores de Santa Catarina. A mobilização pelo programa incluiu ainda, em 2017, um encontro com o Ministro da Educação (MEC).

Ajustes e cronograma

Em janeiro deste ano, algumas informações foram divulgadas pela Capes após uma reunião de representantes do Forpibid com o diretor de Educação Básica, Carlos Lenuzza, e a equipe do Pibid no órgão federal.

Pelo que foi informado, o Pibid e o Pibid Diversidade continuarão com foco na iniciação à docência, mas com ajustes, antecedendo o ingresso do acadêmico no programa Residência Pedagógica.

A Capes apresentou na ocasião um cronograma de atividades do edital do Pibid deste ano, com resultado final previsto para 4 de junho e início das atividades em 1º de agosto.

O Forpibid protocolou também um pedido de prorrogação do atual edital do Pibid, para o qual ainda não houve resposta oficial. Em novembro do ano passado, o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, já havia enviado um ofício à Capes com a mesma solicitação.

O evento de lançamento dos editais Residência Pedagógica, Pibid e UAB ocorre nesta quarta-feira, 28, às 15h, em Brasília. O Forpibid participará do evento representando as instituições que atuam com o programa.

Leia a carta de apoio do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad) ao Pibid.

Acompanhe as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da instituição, acesse office.udesc.br e ative sua conta de e-mail da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vídeo retrata contribuições e impactos do Pibid na formação e na prática docente
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h