Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/10/2017-18h30

Udesc tem minicurso de capacitação docente sobre econometria a partir do dia 16, em Florianópolis

Professor André Santos, da Ufsc. Foto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para o minicurso de capacitação docente “Econometria de Séries Temporais”, voltado a professores, técnicos e pós-graduandos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que será realizado entre os próximos dias 16 e 25 no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Com duração de 20 horas, o minicurso será ministrado das 14h as 18h, ao longo de cinco dias (16, 18, 19, 23 e 25 deste mês), pelo professor André Alves Portela Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Os interessados devem se inscrever presencialmente no Departamento de Ciências Econômicas (DCE) da Udesc Esag. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8260.

Sobre o curso

A atividade visa qualificar docentes na área de Econometria de Séries Temporais, técnica utilizada cada vez mais freqüentemente e integrada às demais disciplinas do curso de Ciências Econômicas, e que interage com os conteúdos em áreas de Mercados de Capitais, Finanças, Macroeconomia e Economia Internacional, entre outras. A metodologia também tem relação com diversos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos na Udesc Esag.

Primeiro de uma série de minicursos sobre o tema, a atividade fará uso do Software RStudio, livre e gratuito, mas não requer domínio prévio do programa. A programação inclui uma apresentação rápida do software, cabendo aos participantes reproduzir exercícios propostos e simular e criar modelos, com base nos exemplos.

Sobre o professor

Docente do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Departamento de Ciências Econômicas da Ufsc, André Alves possui doutorado em Economia, na área de Ênfase em Finanças Quantitativas, pela Universidade Carlos III, de Madri.

Suas áreas de atuação se concentram em Ciências Sociais Aplicadas, Métodos Quantitativos em Economia, Métodos e Modelos Matemáticos. Com importantes publicações em periódicos e participação em eventos científicos nacionais e internacionais, é um nome de referência na área de Econometria.

O minicurso integra o projeto de ensino Aprimoramento de Capital Humano: Docentes Esag 2017, coordenado pelo professor Fernando Pozzobon e vinculado ao Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor André Santos, da Ufsc
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h