Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/10/2017-15h08

Udesc recebe psicóloga Ana Fraiman nesta quarta para palestra de desenvolvimento pessoal e profissional

Evento com psicóloga Ana Fraiman marca abertura de programa da Udesc sobre aposentadoria - Foto: Div.

Nesta quarta-feira, 18, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá a psicóloga Ana Fraiman, que fará uma palestra gratuita sobre desenvolvimento pessoal e profissional a partir de perspectivas ampliadas do presente e do futuro.

A conferência ocorrerá das 13h às 15h, no Plenarinho da Reitoria da Udesc, em Florianópolis.

A iniciativa é da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH) e visa facilitar a percepção das diferenças entre escolhas e decisões, "promovendo o autoconhecimento e a consciência de si em várias áreas", explica a coordenadora do Programa de Orientação para Aposentadoria da Udesc (Popa), Claudia Messores.

De acordo com Ana Fraiman, é possível fazer das mudanças uma experiência de prazer e não de dor, apreciando melhor as situações, pessoas e oportunidades.

Abertura de programa para aposentadoria

Após a palestra, a psicóloga realizará a primeira aula do Popa, "Identidade em 4D", das 15h às 19h, na Sala 9 do Mestrado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Haverá oito encontros do Popa, de outubro a dezembro, no período vespertino das quartas-feiras, em Florianópolis, para servidores da Udesc que estão na ativa ou aposentados, com carga total de 41 horas. Confira o cronograma das atividades.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-7996, das 13h às 19h.

Sobre Ana Fraiman

Pioneira na área do envelhecimento social, a psicóloga Ana Perwin Fraiman idealizou o modelo Preparo para uma Aposentadoria Ativa (PPA) em 1983. Atualmente, aplica um modelo alinhado com o paradigma da sustentabilidade em oficinas temáticas.

Nos anos 80, escreveu a coluna "Terceira Idade" na Revista Cláudia, da Editora Abril, na qual permaneceu por 14 anos. Palestrante e conferencista, viaja por todo o País, ministrando cursos junto a empresas públicas e privadas. Tem, por foco, o desenvolvimento humano e social.

É mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Núcleo de Estudos do Futuro (NEF), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). No seu consultório, em São Paulo, realiza psicoterapia para adultos, idosos e familiares.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ana Fraiman
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h