Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/12/2017-17h35

Udesc recebe comitiva italiana na próxima semana para debater parcerias com organizações e empresas

 
Cinco italianos integram a comitiva 
Uma comitiva de pesquisadores, empresários e integrantes do governo italiano participa a partir da próxima segunda-feira, 18, de uma série de atividades em Florianópolis, promovidas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com participação de organizações parceiras (veja lista abaixo), visando estimular parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras e a mobilidade acadêmica em pesquisas da área tecnológica.

Uma das iniciativas previstas é a criação de um laboratório internacional na Capital, voltado a estudos da indústria 4.0 (conceito que engloba tecnologias de automação, sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem), envolvendo universidades e empresas brasileiras e europeias.

Com programação prevista até quinta-feira, 21, o encontro "Udesc-Unibo Joint Lab on Big Data for Industry 4.0" inclui visitas técnicas da comitiva italiana à empresas e entidades catarinenses de base tecnológica, reuniões e também um evento aberto aos interessados.

As atividades são promovidas pela Udesc, por meio de seu programa de internacionalização com a Universidade de Bologna (Unibo), da Itália.

Evento aberto

O evento aberto ao público – um "workshop e face-to-face meetings" – será realizado na manhã de terça-feira, 19, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), no Parque Tecnológico Alfa, no Bairro João Paulo.

A comitiva italiana apresentará oportunidades em mobilidade acadêmica para estudantes, professores e pesquisadores brasileiros; e oportunidades em internacionalização para empresas brasileiras; o encontro também abordará o tema "agenda digital para cidades inteligentes". A participação é gratuita, com inscrições pelo site jointlab.wixsite.com/udesc.

Já na quarta-feira, 13, será realizada uma reunião fechada na Udesc Esag, voltada aos participantes da parceria, quando será encaminhado o primeiro estudo de viabilidade do laboratório – outras duas reuniões a respeito serão realizadas no ano que vem.

Conheça os perfil dos cinco integrantes da comitiva italiana no site do projeto

Joint Lab da indústria 4.0

Uma das principais motivações da visita é a criação do "Joint Lab" focado na indústria 4.0, iniciativa inovadora da Udesc e da Unibo, que contará com operações em Florianópolis e em países da União Europeia, parceiros da universidade italiana. No evento, serão discutidas as áreas de trabalho e a formalização do laboratório.

Um espaço idealizado para promover a conexão entre empresas, pesquisadores e professores, o "joint lab" é um conjunto de laboratórios que trabalham em um roteiro científico e tecnológico em determinada área.

O de Florianópolis atuará na indústria 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial), área responsável por pesquisar como funcionarão as empresas inteligentes num futuro próximo.

Parcerias

As atividades propostas pela parceria internacional englobam o desenvolvimento e gestão de projetos estratégicos; a promoção de ações voltadas à criatividade e co-criação; serviços de consultoria; softlanding para startups brasileiras na Europa e vice-versa; articulação de projetos de pós-graduação, mestrado e doutorado; e intercâmbio entre professores, pesquisadores e empreendedores.

Além da Udesc, participam da programação as seguintes instituições e empresas catarinenses: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundação Certi, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Softplan, Neoway e Sapiens Parque.

Serviço

O QUÊ: Udesc-Unibo Joint Lab on Big Data for Industry 4.0.
QUANDO: 19/12, a partir das 9h30.
ONDE: Sede da Fapesc, no Parque Tecnológico Alfa, Bairro João Paulo, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto aos interessados, com inscrições pelo site jointlab.wixsite.com/udesc.

Leia mais:

29/11/2017 - Udesc recebe comitiva italiana em dezembro para debater parcerias entre organizações e empresas

22/09/2017 - Udesc recebe professor da Universidade de Bologna para discutir criação de laboratório sobre big data

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC