Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/03/2017-18h27

Udesc realiza aula aberta com artista argentina na próxima semana

Arte: Divulgação
Na próxima segunda-feira,  27, às 14h, será realizada a aula aberta da disciplina Filosofia, Arte e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV). A aula será ministrada pela professora argentina Claudia Del Río na sala 20 do PPGAV do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento é organizado pelo Estúdio de Pintura Apotheke, Grupo de Pesquisa [Entre] Paisagens e pelo próprio PPGAV.
 
Claudia Del Río é artista professora na Universidade de Rosário, Argentina, e está desde 20 de março, até 9 de abril, em residência artística no Estúdio de Pintura Apotheke, programa de extensão da área de pintura coordenado pela professora Jociele Lampert, a convite do Grupo de Pesquisa [Entre] Paisagens, grupo de extensão voltado à arte e educação.

Na aula aberta, a artista apresentará seus escritos no livro Ikebana Política, um diário que reúne anotações sobre sua prática artística e seu trabalho como docente na Universidade, bem como, as experiências em formação de comunidades efêmeras, sobre o ensino de arte, desenho e pintura. A aula é a aberta a toda a comunidade.

Sobre o livro

Entre a auto-ajuda e o Frankstein Artístico, temos aqui dez anos de escrita automatizada, um traçado disperso de notas que vem a encontrar o eixo entre si anos depois. O eixo, veremos, é o tom de uma experiência como uma colagem, a de Claudia del Rio, artista completa, desenhista, poeta, pedagoga, viajante, residente, pescadora de visões e versos do litoral do (rio) Paraná. O desenho? Um companheiro, modesto e sutil, ferramenta transformadora e civil também. A escrita, por sua vez, é passada da vida ao caderno como uma gota?, uma máquina de registro móvel que toma as impressões em qualquer momento e pelo próprio ritmo? O ânimo do desenho é imparável do caderninho até a bandeira? Isso parece ser também a "Ikebana Política".

Ikebana Política é um diário, uma edição de diversos cadernos que compõem um conjunto com investigações, anotações de aula, diários de viagem, poemas, slogans, desenhos, ficções, resumos e projetos. Se os textos autobiográficos e diários formam um gesto pessoal, uma autofiguração ou forma de apresentação no desempenho de sua escrita, o romance de uma vida, a imagem que a escrita de Cláudia constrói permite pensar não apenas na vida de uma artista? Como vive e como trabalha essa artista visual chamada Claudia del Río, mas também em algo mais específico: como é feito e transmitido a experiência do seu trabalho?


Texto de Irina Garbatzky (original em espanhol, livre tradução).

Serviço

O QUÊ: Aula aberta do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais com Claudia Del Río.
QUANDO: 27 de março, às 14h.
ONDE: Sala 20 da Pós Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Itacorubi, Florianópolis, Santa Catarina
QUANTO: Evento gratuito e aberto à comunidade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h