Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/12/2016-19h51

Udesc promove palestra e festival de queimas cerâmicas alternativas

Forno construído durante Festival de Queimas Cerâmicas. Foto: Divulgação
O programa de extensão Nupeart Pro...Move, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza neste final de semana o Festival de Queimas Cerâmicas Alternativas, evento anual de encerramento do curso de extensão Modelagem e Preparação de Massas Cerâmicas para Queimas Alternativas, oferecido pela Udesc à comunidade.

O evento inicia nesta sexta-feira, 2, às 19h, na sala básica 29 do Departamento de Artes Visuais (DAV) da Udesc Ceart, com a seguinte programação, gratuita e aberta ao público:

• A cerâmica dialogando no ensino, na pesquisa e na extensão – Viviane Diehl;
• Impressões gráficas na cerâmica artística sinterizada: possibilidades e processos – Maria Carolina Zeni Dutra;
• Ceramicando na escola – Maria Júlia Hunning Ehlert;
• Oficina A produção cerâmica Guarani: contribuições interculturais – Tífani Müller Schons.

Já no sábado e domingo, dias 3 e 4, a partir das 9h, no Espaço Oficina - Galeria Estúdio, localizado no Cacupé, ocorre a oficina de queima alternativa no forno de tijolo com combustão orgânica, ministrada por Arthur Kunrath, além da montagem de quatro tipos de fornos primitivos para a queima de peças em cerâmica, seguida de acompanhamento das queimas, desmontatem dos fornos e avaliação dos resultados.

Os participantes devem levar os seguintes materias para a construção: um pacote de carvão, um saco de serragem (de madeira não tratada), e garrafas de vidro vazias (de suco, cerveja ou vinho, por exemplo). Já a quantidade de peças de cerâmica para queima varia para cada tipo de forno. Para os fornos primitivos não há limite de peças, que devem estar secas e cras. Já para o forno de raku, cada pessoa deve levar duas peças,  uma para a queima tradicional com esmalte e a outra para a técnica obvara, sem esmalte. Para o raku, as peças devem ser biscoitadas.

A organização também sugere que os participantes levem alguns itens de uso pessoal e coletivo. As alimentação será compartilhada entre os participantes e também é sugerido que levem repelente, protetor solar, roupas confortáveis, cadeiras e chapéu.

O evento também é gratuito e aberto ao público e mais informações podem ser obtidas pelos seguintes contatos: barbotinacremosa@gmail.com e 48 99983.2395. Em caso de chuva a data do evento poderá ser alterada.

Serviço:

O QUÊ: Festival de Queimas Alternativas - Palestras e oficina sobre cerâmica
QUANDO: 2 de dezembro, às 19h.
ONDE: Sala básica 29 do Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

O QUÊ: Festival de Queimas Alternativas – Oficina de fornos.
QUANDO: 3 e 4 de dezembro, a partir das 9h.
ONDE: Espaço Oficina - Galeria Estúdio, Rua São Brás, 42, Bairro Cacupé, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h