Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/10/2017-14h45

Udesc oferece fisioterapia com videogames para crianças com diagnóstico de câncer

Pais e responsáveis podem fazer inscrição por telefone para terapia em Florianópolis - Arte: Dafne Miranda
O Grupo de Pesquisas Oncológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está oferecendo fisioterapia com "exergames", jogos eletrônicos que utilizam movimentos do corpo, gratuitamente para crianças que foram diagnosticadas com câncer.

Iniciado em agosto, o projeto em Florianópolis pretende diminuir o sedentarismo na fase hospitalar e readaptar as crianças em relação ao equilíbrio e à capacidade aeróbica. A terapia é complementar e deve ser combinada ao tratamento médico e à fisioterapia convencional. 

Após passar por uma avaliação, os participantes farão a gameterapia para treinar o equilíbrio e a força muscular respiratória por meio de jogos eletrônicos de Nintendo Wii.

Na intervenção na fase após alta hospitalar, serão usados "exergames" com duração de 20 minutos em jogo, intercalando fases de descanso. As sessões terão continuidade até que se chegue a um acompanhamento de dez sessões depois da alta hospitalar.

O tratamento é realizado no Laboratório de Biomecânica do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, sempre às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h30. 

Tratamento incentiva prática de exercícios

Coordenada pelo professor Magnus Benetti, da Udesc Cefid, a equipe do projeto conta com a doutoranda Elisabete Maria de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, e a acadêmica de Fisioterapia Ana Paula Silva.

Segundo Elisabete, o grupo espera diminuir o sedentarismo dos participantes, que é um fator de risco para o câncer, usando uma atividade lúdica por meio dos games.

"Esperamos melhorar a força muscular e o equilíbrio das crianças e adolescentes e, assim, incentivá-los a praticar exercícios regularmente para que, ao longo da vida, eles se acostumem a fazer atividade física e previnam outras doenças", explica Elisabete.

Os exercícios que melhoram o equilíbrio auxiliarão as crianças nas atividades de locomoção, como se manter em pé e correr, e os voltados à capacidade pulmonar aumentarão a resistência aeróbia.

Como se inscrever

Para participar do projeto, é preciso ter entre 7 e 15 anos e morar na Grande Florianópolis, além de ter sido diagnosticado com câncer em algum período da vida e recebido alta hospitalar.

Os interessados também devem mostrar encaminhamento médico com indicação para fisioterapia motora e respiratória. As inscrições são feitas por telefone ou Whatsapp, no número (48) 99670-1428, com Elisabete.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pais e responsáveis podem inscrever crianças por telefone para terapia realizada em Coqueiros
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h