Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/01/2018-17h22

Udesc oferece exames, orientação nutricional e avaliação física para homens de 40 a 59 anos

 
Serviços serão prestados no Cefid, que funciona no Bairro Coqueiros, em Florianópolis - Foto: Divulg.
O Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está oferecendo gratuitamente orientação nutricional, exames laboratoriais e avaliação física para homens de 40 a 59 anos em Florianópolis.

O projeto é ligado à tese de doutorado da aluna Melissa Vieira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, com orientação da professora Adriana Guimarães, e atenderá homens com deficiência androgênica do envelhecimento masculino, mais conhecida como andropausa.

Os serviços serão realizados no Laplaf e nos laboratórios de Análise Multissetorial (Multilab) e de Pesquisas em Desempenho Humano (Lapedh), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros.

"Convidamos os homens de 40 a 59 anos para participarem do projeto, a fim de promover um período de monitoramento, durante o qual receberão orientações e incentivo aos cuidados com a saúde", ressalta Melissa.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail mecarvalho.s@gmail.com e pelo telefone (48) 99166-5128. Mais informações podem ser obtidas pelos mesmos contatos.

Como funciona

No momento, o projeto está realizando um processo de triagem em duas etapas. Na primeira fase, os interessados devem responder a um formulário online para rastreamento dos sintomas.

Se o inscrito for selecionado para participar, os pesquisadores entrarão em contato para avaliação sanguínea dos níveis de testosterona.

Após esse processo, dependendo dos resultados, o interessado será convidado a participar de um período de seis meses de orientação nutricional, exames laboratoriais e avaliação física, com início em fevereiro. Ao longo desse período, as avaliações serão realizadas quatro vezes – em março, abril, junho e outubro.

A orientação nutricional será prescrita por uma profissional nutricionista, que dará orientações ligadas às principais fontes alimentares e tipos de alimentos mais benéficos para a saúde.

Já os exames laboratoriais servirão para avaliar a taxa hormonal, o colesterol, a glicemia e os níveis de triglicerídeos, e a avaliação física atuará no controle do peso e no percentual de gordura corporal.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC