Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/04/2017-15h00

Udesc oferece atendimento fisioterapêutico gratuito para gestantes em Florianópolis

Projeto previne complicações e mantém qualidade de vida das participantes - Foto: Fabiana Flores Sperandio
Com o objetivo de orientar mulheres durante a gravidez, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está oferecendo atendimento fisioterapêutico gratuito para gestantes no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Os atendimentos são feitos por alunos da sétima fase da disciplina de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia na Saúde do Adulto e do Idoso, que são supervisionados pela professora Fabiana Flores Sperandio.

Durante as sessões de fisioterapia, as gestantes fazem exercícios respiratórios e para o períneo, alongamentos e drenagem linfática, além de aprender a prevenir dores e a se preparar para o parto.

"Fazemos um trabalho a partir das queixas que as mulheres trazem durante o período gestacional. Tudo é orientado para prevenir complicações e manter a qualidade de vida dessas mulheres", explica Priscila Cibils da Rosa Lima, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid que integra a equipe.

Informações durante gravidez

As gestantes que já fazem o atendimento fisioterapêutico chegam ao projeto de diversas formas: por anúncios nas redes sociais e indicação de amigos e de médicos dos postos de saúde.

Foi o caso de Késia Santos Almeida, grávida de cinco meses que participa da iniciativa há quatro semanas. "Na primeira semana, já me livrei de uma dor muito forte. Sentia muitas dores que travavam as pernas, tanto que, na minha primeira semana, vim de muletas. Desde o primeiro dia que fiz a fisioterapia, passou", conta.

É a primeira gravidez de Késia, que já sabia há dez anos que teria de fazer fisioterapia durante a gestação por conta de um atropelamento. "As fisioterapeutas trabalham exercícios que nunca imaginei. Se eu estivesse em casa, sem nenhum auxílio, meu parto seria bem complicado", diz.

Por sua vez, Juliana Couto Fernandes, que está no oitavo mês de gestação, ficou sabendo do atendimento por uma amiga. "Estou adorando. Tenho muitos problemas na coluna e minha barriga está muito grande. Também estava muito ofegante e inchada. Elas me passaram exercícios e melhorei bastante. É um trabalho muito importante, porque muitas grávidas não têm informação", destaca.

Como participar

Podem participar do projeto mulheres grávidas a partir da 12ª semana de gestação, desde que façam pré-natal regular e tenham liberação médica. Os atendimentos ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 13h50 às 17h20.

As inscrições são realizadas com a Clínica de Fisioterapia da Udesc Cefid pelos telefones (48) 3664-8610 e 8600. Depois de manifestar interesse pelo atendimento, as gestantes entram na lista de espera e passam por uma avaliação. Se estiver tudo certo, estão aptas a participar do projeto.

Mais informações sobre o atendimento podem ser obtidas pelos telefones (48) 3664-8610 e 8600.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h