Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/06/2018-16h36

Udesc Oeste promove atividades nesta semana para marcar Dia Internacional do Asteroide

Telescópios foram instalados em Chapecó na noite desta segunda - Fotos: Cristian Madoglio/A. Apontador Estrelas
O projeto de extensão Ciência Viva, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Associação Apontador de Estrelas, realiza duas atividades nesta semana para marcar o Dia Internacional do Asteroide, celebrado em 30 de junho.

A primeira ação ocorreu nesta segunda-feira, 18, com a instalação de telescópios, no calçadão de Chapecó,  para observação do céu noturno pela população. Os participantes puderam visualizar a Lua, o asteroide Vesta e os planetas Vênus, Júpiter, Saturno e Marte.

No próxima quinta-feira, 21, a atividade prevista é um encontro do Grupo de Estudos em Astronomia, da Associação Apontador de Estrelas, para debater assuntos relacionados ao estudo de asteroides, como programas de monitoramento, de defesa planetária e de incentivo à observação e ao registro. Gratuito e aberto ao público, o evento inicia às 19h, no auditório da Udesc Oeste em Chapecó, no prédio do curso de Enfermagem.

O projeto Ciência Viva é coordenado na Udesc Oeste pelo professor Daniel Iunes Raimann.

Sobre a data

O Dia Internacional do Asteroide é comemorado mundialmente em 30 de junho, data de aniversário do maior impacto de um asteroide da história mundial recente (em Tunguska, na Sibéria, em 1908). 

Diversos países promovem eventos sobre o tema – em 2016, a data foi oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Telescópios foram instalados em Chapecó na noite desta segunda
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h