Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/07/2018-17h45

Udesc leva sociedade civil à Câmara da Capital para tratar do lugar das crianças na agenda política

 
Professora Carolina Andion (à esquerda), Renata Pereiera  (Icom) e o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, na Câmara Foto: Reprodução/TV Câmara
Representantes do Poder Legislativo Municipal, de organizações da sociedade civil e do Judiciário, além de pesquisadores e estudantes da área, participaram de uma discussão no plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis, na última quinta-feira, 28 de junho, para tratar do lugar das crianças e adolescentes na agenda política.

O 3º Diálogo Ampliado é uma iniciativa do Observatório de Inovação Social de Florianópolis – projeto de extensão ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – em parceria com o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICom).

Os Diálogos Ampliados são cinco encontros previstos ao longo do ano que reúnem pesquisadores da Udesc Esag, representantes de organizações da sociedade civil e do poder público para tratar da garantir dos direitos das crianças e dos adolescentes. Cada encontro tem um enfoque mais específico. Neste caso, foi a conexão entre poder público e sociedade civil.

Ações concretas

“A ideia dos eventos é não só refletir e debater, mas também propor aos atores reunidos, que neste evento lotaram o Plenarinho da Câmara Municipal, que pensem em ações concretas”, explica a professora Carolina Andion, da Udesc Esag. “(Pensar) que ações eles podem fazer em conjunto, a partir de agora, para dar mais lugar à criança e adolescente na agenda política”.

Por isso os Diálogos Ampliados são intercalados com oficinas envolvendo as organizações da sociedade civil ligadas ao tema em Florianópolis, com encontros de imersão de onde saem projetos a serem colocados em prática. Trata-se do Laboratório de Fortalecimento Instituicional (Lafi), também em parceria com o Icom. O próximo está previsto para agosto.

Apoios

Além do Icom, a iniciativa conta ainda com o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis (CMDCA) e do Fórum de Políticas Públicas (FPPF). O requerimento que envolveu a Câmara Municipal na discussão foi de autoria do vereador Afrânio Boppré.

O evento teve ainda a participação do reitor da Udesc, professor Marcus Tomasi, da coordenadora de programas do Icom, Renata Pereira,  da juíza Brigitte Remor de Souza May, da Vara da Infância da Infância e Juventude de Florianópolis, vereadores e representantes da prefeitura, além do professor Daniel Cefai, diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris, França).

Mais informações podem ser obtidas com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag, pelo e-mail observa.floripa@gmail.com ou pelo telefone (48) 3664-8283.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC