Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/06/2018-15h45

Udesc lança campanha com série de atividades em torno da prova do Enade em 2018

Primeira atividade será o Seminário Institucional Enade 2018, nesta sexta, na Capital - Arte: Dafne Miranda
Os alunos concluintes de oito cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano.

Para conscientizá-los sobre a importância da prova, que será realizada em 25 de novembro, a Udesc promove a campanha "Enade 2018: é hora de valorizar você, seu curso e sua carreira", com uma série de ações e produção de conteúdo para estudantes e professores.

A primeira delas será o Seminário Institucional Enade 2018, na sexta-feira, 29, das 13h30 às 17h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis. Confira a programação.

O evento é direcionado para diretores de Ensino, chefes de departamento e membros dos núcleos docentes estruturantes (NDE), além de profissionais dos centros que atuam nos procedimentos do exame. As inscrições podem ser feitas em formulário na internet.

Haverá transmissão ao vivo pelo vc.udesc.br. Também será apresentada uma videoaula sobre o Enade, que será publicada no Canal de Ensino da Udesc. A campanha também prevê ações que integram o Programa Institucional NDE, idealizado pela Pró-Reitoria de Ensino da Udesc (Proen). 

A campanha "Enade 2018: é hora de valorizar você, seu curso e sua carreira" faz parte do projeto Acolhe Udesc, que integra o Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor Marcus Tomasi e pelo vice-reitor Leandro Zvirtes, com o objetivo de instituir e implementar políticas e ações de assistência estudantil na Udesc.

Quem deve fazer o exame

Devem fazer a prova do Enade 2018 todos os acadêmicos de graduação da Udesc que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima estabelecida pelo currículo. A inscrição do estudante habilitado é realizada pela universidade, sob responsabilidade do chefe de departamento de cada curso. 

Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o exame é um componente curricular. É possível saber tudo sobre a prova no Guia do Enade. O resultado é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.

Os alunos dos seguintes cursos da Udesc deverão fazer a prova do Enade 2018:

  • Udesc Esag: Administração, Administração Pública, Administração Pública EAD e Ciências Econômicas
  • Udesc Balneário Camboriú: Administração Pública
  • Udesc Ibirama: Ciências Contábeis
  • Udesc Ceart: Design Gráfico e Design Industrial
Formato da prova

Os estudantes responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas. O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia e direitos humanos.

Outra parte que integra a avaliação, o Questionário do Estudante, visa conhecer o processo de formação dos alunos e saber como eles percebem a instituição, por meio de questões relacionadas ao perfil socioeconômico, estrutura curricular e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Valorização do ensino e do futuro profissional

O Enade também pode apontar quais pontos devem ser melhorados para aprimorar a formação dos acadêmicos e compõe o Índice Geral dos Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). Quanto melhor o desempenho do aluno na prova, maior o conceito do curso  e maior o reconhecimento da universidade no mercado de trabalho .

Mais informações sobre a campanha e o Enade podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Primeira atividade será o Seminário Institucional Enade 2018, sexta-feira, no Plenarinho.
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h