Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/03/2018-13h36

Udesc Laguna realiza cerimônia nesta quinta para comemorar dez anos de atividades

Fundado em 2008, Centro de Educação Superior da Região Sul tem três cursos - Foto: Roberto Böell Vaz
O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, completou dez anos de atividades em 2018 e comemorará a data em uma cerimônia nesta quinta-feira, 15, às 18h30, no Auditório do Bloco 2, com entrega de homenagens e apresentação cultural. 

A solenidade homenageará figuras importantes na criação e na consolidação da universidade em Laguna, como o reitor da Gestão 2004-2008, Anselmo Fábio de Moraes, e o primeiro diretor-geral do centro, João Rotta Filho.

Já o espetáculo será apresentado pelo grupo Dança é Vida, projeto de extensão da unidade que oferece aulas gratuitas para a comunidade local. 

Inaugurada em 25 de fevereiro de 2008, a Udesc Laguna conta hoje com 674 acadêmicos, 52 professores, 21 técnicos universitários e quatro cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas (Biodiversidade e Biologia Marinha). 

História do centro

A Udesc Laguna foi criada em 28 de dezembro de 2006, após a Resolução nº 272 do Conselho Universitário (Consuni), na gestão do reitor Anselmo Moraes, e o Decreto Estadual nº 5.018, assinado pelo governador Eduardo Pinho Moreira. 

A aula inaugural, com a primeira turma de Arquitetura e Urbanismo, ocorreu em 25 de fevereiro de 2008, ministrada pela então pró-reitora de Ensino da Udesc, Sandra Makiowecky. O curso de Engenharia de Pesca foi criado em 2010, sendo o primeiro do tipo no litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil, enquanto o Bacharelado de Ciências Biológicas surgiu em 2016.

O centro começou a funcionar em salas do Sambódromo de Laguna, abaixo das arquibancadas, e na estrutura do antigo Colégio Lagunense. Em 2014, foi inaugurado o Bloco 2 da unidade, no Bairro Progresso, e, em 2017, a prefeitura cedeu o restaurante-escola, na Praia do Gi.

Benefícios ao município

Para o diretor-geral da Udesc Laguna, Carlos André da Veiga, o município se beneficiou muito com a presença da universidade. "Esperamos trazer mais cursos para Laguna, através de um crescimento coordenado e viável, e expandir as estruturas da universidade e a oferta de pós-graduação", afirma. 

O centro também conta com o Laboratório de Estabilização da Fauna Marinha, na Praia do Gi, em um projeto com outras universidades do Estado e com a Petrobras. O prédio foi projetado pelo professor Jader Afonso Savi Mondo, que atua no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e é um dos primeiros docentes do centro. 

Para Mondo, o relacionamento da universidade com a comunidade de Laguna é muito estabelecido, principalmente por causa das atividades de extensão.

"A Udesc oferece cursos de dança e línguas, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo presta apoio técnico ao município e o Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas tem projetos de pesquisa pioneiros que se apoiam na tradição e na capacidade pesqueira de Laguna", destaca.

Saiba mais sobre a história do centro de ensino na revista "Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses" (páginas 41 e 42).

Serviço

O QUÊ: Cerimônia dos dez anos da Udesc Laguna.
QUANDO: Quinta-feira, 15, às 18h30.
ONDE: Auditório do Bloco 2 da Udesc Laguna, Rua Coronel Fernandes Martins, nº 270, Bairro Progresso.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h