Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/02/2017-14h56

Udesc Lages apresenta sistema de gestão de estradas rurais ao Ministério da Agricultura

Coordenador do projeto, Moisés Savian, mostrou Sisger ao ministério - Foto: Fernanda Zanella
Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estiveram no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, nesta quarta-feira, 15, para conhecer o Sistema de Gestão de Estradas Rurais (Sisger) do município.

Lançado em 2014, o sistema foi desenvolvido pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca, em parceria com a Udesc Lages. A universidade é responsável por alimentar o banco de dados dos Sisger, por meio do mapeamento de todas as estradas.

A intenção da universidade e do ministério é firmar um convênio para garantir apoio ao projeto. A parceria visa a elaboração de um plano de trabalho e a captação de recursos. "Além de desenvolver um projeto que beneficia a comunidade, a universidade obtém reconhecimento e perspectivas para novos projetos", diz o diretor-geral do centro, João Fert Neto.

Sobre o sistema

Um dos principais objetivos do Sisger é melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais, evitando dificuldades de localização e facilitando trabalhos de recuperação e manutenção das estradas. "O sistema informa à população onde as equipes de manutenção estão trabalhando e quais os serviços feitos", diz o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Moisés Savian.

O estudo a campo para mapear as vias foi realizado pela equipe do Laboratório de Geoprocessamento, do Departamento de Engenharia Florestal da Udesc Lages. Foram identificados mais de dois mil quilômetros de estradas rurais ao longo dos territórios de Lages e de 34 localidades.

O trabalho, coordenado pelo professor Marcos Schimalski, teve auxílio de satélites para alimentar o banco de dados com informações sobre largura e comprimento de estradas e pontes, tipos de solo, qualificação de pontes e bueiros e catalogação das edificações comunitárias.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h