Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/10/2013-11h11

Udesc Joinville vence Etapa Sul da competição Baja SAE Brasil

Equipe comemora conquista na cidade de Gravataí - Foto: Divulgação
A equipe Udesc Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, venceu a Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sul, realizada em Gravataí, RS, entre os dias 11 e 13 de outubro. A equipe alcançou a maior pontuação na classificação geral, deixando pra trás as outras 14 equipes, num total de 206 participantes, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Formada por 30 estudantes do curso de Engenharia Mecânica e do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Elétrica, a equipe da Udesc Joinville garantiu o primeiro lugar nas provas de Conforto, Manobrabilidade, Suspensão e Tração, e Enduro, além de obter a segunda colocação na prova de Apresentação de Projeto e Tração.

No Enduro, a principal prova, realizada no domingo, o grupo terminou com mais de 15 voltas de vantagem. “Foram três horas seguidas andando numa pista bastante hostil e com muita lama. O que nos levou a este resultado, sem dúvida alguma, foi a dedicação de cada um dos nossos integrantes”, contou o capitão da equipe, Rodrigo Kasemodel.

Esta é a primeira vez, desde 2005 quando começou a participar da competição, que a Udesc vence a Etapa Sul. “Estamos em uma sequência crescente e vamos para o nacional em março do ano que vem, buscando melhorar ainda mais nossa classificação, e almejando estar entre as cinco melhores equipes do Brasil”, afirma o capitão.

Etapa Sul


A Etapa Sul é uma oportunidade para as equipes trocarem conhecimentos e aperfeiçoarem os veículos que irão disputar a Competição Baja SAE Brasil, realizada anualmente em Piracicaba, São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do país.

Os veículos, denominados Baja SAE, são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. 



Assessoria de Imprensa da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Fone: (47) 4009-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h