Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/03/2018-13h10

Udesc Ibirama promove evento na próxima quarta para esclarecer dúvidas sobre imposto de renda

Professores Marian e Stüpp coordenam evento que chega à sua terceira edição - Foto: Divulgação
O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, promoverá na próxima quarta-feira, 14, às 19h, uma roda de conversa para esclarecer dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e sobre destinação de recursos do tributo ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

O encontro ocorrerá no Auditório da Escola Eliseu Guilherme, em Ibirama, sob coordenação dos professores Sérgio Marian e Diego Rafael Stüpp, do curso de Ciências Contábeis.

Aberto ao público, com inscrições pela internet, o evento é voltado a estudantes, empresários, contadores, representantes do terceiro setor e demais interessados.

"Todos os cidadãos com rendimentos acima de um valor determinado precisam prestar contas à Receita Federal anualmente, entre março e abril. O encontro busca esclarecer os participantes sobre como declarar suas despesas, evitar multas ou quaisquer problemas com as autoridades", afirma o professor Stüpp.

Infância e adolescência

A iniciativa também visa incentivar os contribuintes a destinarem recursos para o FIA durante a declaração de ajuste anual do imposto de renda, que podem ser de até 3% do valor do imposto devido para pessoas físicas.

O FIA financia projetos voltados à garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente para essa área e monitorados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)."

Principais temas da conversa

  • Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física - quem deve declarar e o quê; para que serve e para onde vai o IR; o que é Imposto de Renda Retido na Fonte; diferenças entre a declaração simplificada e a completa; tabela do IR, entre outros esclarecimentos;
  • Destinação de recursos do Imposto de Renda para o FIA;
  • Como inscrever projetos para obter os recursos do FIA.
Serviço:

O QUÊ: Roda de conversa sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
QUANDO: Quarta-feira, 14, às 19h.
ONDE: Auditório da Escola Eliseu Guilherme, Rua Doutor Getúlio Vargas, Bairro Bela Vista, nº 1.545, Ibirama.
QUANTO: Evento gratuito, com inscrições pela internet.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professores Marian e Stüpp coordenam evento
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h