Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/12/2015-12h36

Udesc Ibirama apresentará ações sobre resíduos sólidos em congresso de gestão ambiental

Dois projetos de extensão sobre manejo de resíduos sólidos do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, serão apresentados no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Congestas 2015), que ocorrerá entre 9 e 11 de dezembro, em João Pessoa.

Um dos trabalhos abordará a experiência com manejo no Centro de Educação Infantil Ursinho Pimpão, em Ibirama, que integra o programa de extensão Saneamento Básico Rural e será mostrado pela professora Maria Pilar Serbent e pela aluna de Engenharia Sanitária Aghata Kons.

Na primeira fase dessa atividade, de maio a julho, houve ações de educação ambiental com crianças de 3 a 5 anos da pré-escola, que foram incentivadas a separar os resíduos sólidos.

Já a segunda fase, de agosto a novembro, abordou a instalação de uma composteira que permite o tratamento de resíduos orgânicos. Um grupo de 30 crianças recolhe diariamente resíduos como sementes, restos de frutas e de comida, que são transformados em adubo.

O produto é aplicado na horta do centro de educação, que tem hortaliças como alface, couve, repolho e beterraba, utilizadas na merenda fornecida às crianças.

Florestas

O outro trabalho a ser apresentado engloba os planos de manejos, com ênfase no tratamento de efluentes e colheita de resíduos sólidos de quatro unidades de conservação em Santa Catarina: as florestas nacionais de Ibirama, Caçador, Chapecó e Três Barras, administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

Segundo a professora Maria Pilar, que também mostrará a pesquisa no congresso, apenas as florestas nacionais de Ibirama e Chapecó possuem plano de manejo de resíduos sólidos.

"Vamos expor a necessidade de aprofundar as discussões e os estudos sobre o sistema de tratamento de efluentes dessas unidades de conservação em Santa Catarina", informa.

Leia mais:

20/08/2015 - Udesc Ibirama desenvolve projeto em pré-escola que transforma resíduos em adubo

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h