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Notícia

14/03/2017-15h49

Udesc economiza mais de R$ 1 milhão com primeiro pregão eletrônico do ano

 
Funcionários terceirizados já iniciaram os trabalhos em várias unidades. Foto: Laura Bona Moll/Udesc Joinville
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) economizou mais de R$ 1 milhão com a realização de um pregão eletrônico em fevereiro para contratar empresa especializada na prestação de serviços como servente, zelador, copeiro e auxiliar geral. A Udesc foi o primeiro órgão ligado ao Governo do Estado a utilizar essa modalidade de licitação, que é feita pela internet, para contratar serviços terceirizados.

O primeiro processo do ano contou com a participação de 12 empresas do Paraná e de Santa Catarina e teve como pregoeiro o técnico Divonzir Anderson Navrotski, atual coordenador de Licitações e Compras (CLC) da Udesc. 

"Estamos satisfeitos com o resultado dessa licitação devido ao impacto que representa nos recursos da universidade, além do pioneirismo", destacou Navrotski. 

Para o próximo pregão eletrônico, com o objetivo de contratar empresa de vigilância, está prevista uma economia anual de aproximadamente R$ 1,2 milhão em relação ao contrato anterior. Como o contrato pode ser prorrogado por um prazo de cinco anos, a economia total pode ultrapassar R$ 5 milhões à Udesc. O mesmo poderá ocorrer com o contrato firmado com a empresa de serviços de limpeza e conservação.

Inovação

O pró-reitor de Administração da Udesc, Matheus Fidelis, destaca a inovação no contrato, que atualmente é o maior da universidade, e explica que os recursos economizados com o pregão eletrônico podem ser investidos em outras àreas.

“A redução de custos relacionados à contratação de serviços terceirizados neste momento de crise financeira é de fundamental importância para manter e ampliar nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, ressalta Fidelis.

Entre as vantagens do pregão eletrônico em relação ao processo presencial, destacam-se: mais agilidade, já que não é preciso utilizar salas e auditórios para receber representantes das empresas interessadas, além de encarregar técnicos da universidade no processo; mais transparência, porque a licitação pode ser acompanhada em tempo real pela internet; e ampliação da concorrência, pois empresas de todo o país podem lançar propostas de qualquer lugar, pela rede.

Como funciona

As empresas interessadas em concorrer a uma licitação se cadastram pela internet e recebem uma senha, na Secretaria de Estado de Administração de Santa Catarina (SEA).

Depois de credenciadas, as empresas podem participar dos pregões eletrônicos, que são divulgados mediante edital no Portal de Compras.

Capacitação

O Sistema Integrado de Licitações (LIC), do governo estadual, ainda está sendo implementado e, por enquanto, é usado apenas na Reitoria.

Em fevereiro, os servidores da Udesc que trabalham com licitação foram capacitados para operar o sistema, visando a realização de novos pregões eletrônicos. Com isso, estarão aptos a utilizar o LIC e realizar pregões eletrônicos.

A capacitação foi ministrada pelo técnico da Secretaria de Estado da Administração (SEA), Rodrigo Raitani, nos laboratórios de informática dos centros de Artes (Ceart) e de Ciências da Administração e Econômicas (Esag).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010   
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