Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2018-14h30

Udesc é selecionada para etapa final de concurso nacional de Moda

Coleção "Mané", inspirada na cultura pesqueira de Florianópolis. Foto: Flávia Dummer
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está entre as oito instituições de ensino superior e técnico do Brasil selecionada para a etapa final do Concurso dos Novos, organizado pelo Dragão Fashion Brasil Festival desde 2010. O Festival é um dos maiores eventos de moda do país e ocorrerá em Fortaleza (CE) de 9 a 12 de maio.

A equipe formada pelos alunos Bruna Cruz, Carla Pietra, Gabriel Bohn, Jessica Steffan, Leticia Caponera e Victor Miak, sob orientação do professor da Udesc Ceart Lucas da Rosa, criou a “Coleção Mané” e competiu com outras 23 instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil na primeira etapa do concurso.

Segundo o professor Lucas, “a experiência de participar do concurso aproxima os estudantes das atividades que envolvem a Tecnologia de Vestuário, no que tange à concepção, desenvolvimento e produção de coleção de moda”. O professor afirma ainda que considera muito importante a oportunidade, “já que permite que o grupo interaja diretamente no setor de Moda fora do ambiente acadêmico, experimentando teorias e práticas que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem do cotidiano do Curso de Moda da Udesc Ceart”.

O tema nesta edição foi “pensar/fazer moda em 360º”, buscando propostas que contemplassem todos os ângulos que compõem a cadeia têxtil, com ênfase em aspectos da economia circular. O desafio foi traduzir este conceito em oito looks, criados coletivamente.

A segunda etapa da competição, que será o desfile das coleções-cápsula durante o festival, definirá a equipe vencedora, que leva como prêmio 10 mil reais. 

Sobre a coleção

A “Coleção Mané” busca valorizar a cultura pesqueira dos “manézinhos” de Florianópolis, fazendo uma relação entre as praias, turistas de passagem e tradições locais, expondo o descompasso entre os resíduos gerados pelos seres humanos e descartados na natureza, relacionados diretamente ao consumo desenfreado.

Para confecção da coleção, a principal solução encontrada foi pautada no reaproveitamento de objetos do dia a dia dos pescadores: redes de pesca, cordas e boias de descarte doadas foram utilizadas como matéria-prima da “Coleção Mané”.

A equipe também recebeu apoio do Ecomoda, programa de extensão da Udesc Ceart, que forneceu tecidos, banners e aviamentos do seu acervo, oriundos de descartes. Para a produção dos calçados o apoio veio de uma empresa calçadista de São João Batista (SC).

Sobre o Dragão Fashion Brasil Festival

O DFB surgiu em 1999 no intuito de ser uma plataforma de lançamento para estilistas e marcas comprometidas com uma visão mais autoral da moda. Atualmente oferece oficinas, cursos, workshops, palestras, intercâmbio de profissionais, shows abertos e performances multiculturais, além de incentivar, por meio de iniciativas como o Concurso dos Novos, a convergência entre instituições de ensino, profissionais e alunos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Notícia atualizada em 08/05/2018, às 18h23.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h