Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/05/2023-19h28

Udesc Ceart promove oficina de dança para pessoas com e sem deficiência

 

Apresentação da Cia. Lápis de Seda, dirigida por Ana Luiza Ciscato, na Udesc Ceart. Foto: Laís Moser/Udesc Ceart
O Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove uma oficina de terapia do movimento, com Ana Luiza Ciscato. A atividade é voltada, sobretudo, a pessoas com deficiência (PCD) que estudam no Centro, mas aberta também aos demais interessados.

Serão quatro aulas, sempre às quintas-feiras, que ocorrerão nos dias 11, 18, 25 de maio e 1º de junho, das 17h às 18h15 na Sala Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC). A atividade terá 20 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição, priorizando estudantes PCDs. A oficina terá um certificado de cinco horas e as inscrições devem ser feitas pelo formulário online.

A oficina utiliza recursos e técnicas de dança em um contexto terapêutico. O objetivo principal é o desenvolvimento das capacidades pessoais e a utilização do corpo de forma completa, harmoniosa, respeitosa e responsável. O método busca alcançar a maturidade dos processos biológicos, afetivos e cognitivos, com o corpo como base estrutural.

A Terapia do Movimento busca desenvolver a subjetividade, a identidade, o processo permanente de vir a ser no mundo. Significar o corpo é o principal desafio, já que a comunicação depende do movimento e o corpo é instrumento da linguagem. O processo de terapia estimula o indivíduo a conhecer o corpo, trabalhar o corpo e vivenciar o corpo, por meio de atividades motoras e sensoriais, que levam à percepção da condição tônica de cada um em todas as reações humanas: consigo, com o outro e com o meio.

A atividade integra o projeto "Anuências: quebrando barreiras com Arte" do NAE da Udesc Ceart. O grupo tem por função promover ações e políticas institucionais com a finalidade de fomentar a acessibilidade no Centro, para garantir a inclusão, a integração e a expressão plena do potencial dos estudantes no ambiente acadêmico.

Currículo da ministrante:
Ana Luiza Ciscato é pedagoga, coreógrafa e formada em Dança pela Royal Academy of Dance, de Londres. Ela usa a dança como ferramenta para a inclusão, formação, desenvolvimento e profissionalização de pessoas com deficiência. Além disso, é diretora artística da Cia. de Dança Lápis de Seda (grupo de dança que tem em seu elenco bailarinos com e sem deficiência) e terapeuta corporal, especializada no desenvolvimento da pessoa com deficiência através dos sentidos.

Tem mais de 25 anos de pesquisas e práticas, que começou com a aplicação do método cubano de Psicoballet em crianças e jovens com diversas questões sociais, psicológicas, intelectuais e motoras na cidade de São Paulo. De lá para cá, agregou outras técnicas e vivências ao trabalho, incluindo o método DanceAbility, técnicas de teatro, dança contemporânea, estudos de neurociências e, principalmente, buscando sempre novas formas de olhar e escutar, explorando as deficiências e eficiências de cada um e brincando com as misturas entre corpos na sala de aula, no palco e na vida.

Serviço

O quê: Oficina de terapia do movimento, com Ana Luiza Ciscato
Quando: 11, 18, 25/05 e 01/06 das 17h às 18h15.
Onde: Sala Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) na Udesc Ceart.
Quanto: gratuito e prioritário para estudantes PCD.
Inscrições: por formulário.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h