Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/08/2016-19h35

Udesc assina convênio com TRE-SC para ações de capacitação dos candidatos das Eleições 2016

Reitor da Udesc (à direita) se reuniu com presidente do tribunal eleitoral nesta quarta - Foto: Ascom TRE-SC
Com os objetivos de fortalecer a democracia representativa e melhorar a gestão pública e a atuação parlamentar, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) firmaram um convênio na tarde desta quarta-feira, 24, para promover a qualificação dos candidatos das Eleições 2016.

Ações de capacitação serão desenvolvidas desde já, com os postulantes aos cargos eletivos, e prosseguirão após o pleito, com os candidatos eleitos.

O acordo permite ainda o estabelecimento de parcerias com outras instituições públicas e privadas para a realização de eventos e atividades complementares.

Para o reitor da Udesc, professor Marcus Tomasi, o convênio "é fundamental". "São cursos que serão disponibilizados na internet e versam sobre alguns conteúdos que nós entendemos importantes para uma pré-formação dos já candidatos", destacou.

Uma das primeiras ações do convênio será um curso a distância dirigido a candidatos a vereador, com vídeo-aulas gravadas por professores de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc, sob a coordenação do docente José Fonseca da Silva Filho, idealizador do programa.

Serão abordados assuntos como atribuições do vereador, ética, oratória, campanha eleitoral, controle e fiscalização, princípio federativo, processo legislativo, lei orgânica e orçamento público.

As aulas estarão na página da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (Ejesc) no início de setembro. Os candidatos que assistirem a todos os vídeos poderão ter certificado de conclusão.

Atuação maior da Justiça Eleitoral

O presidente do TRE-SC, desembargador César Abreu, afirmou que "o papel institucional de um tribunal eleitoral vai além da sua função judicante", devendo também se preocupar "com o eleitor na hora do voto, os candidatos, os partidos políticos e fundamentalmente aqueles que foram eleitos".

"É a partir do término das eleições que começa todo o desenvolvimento de um trabalho e que deve ter sim a visão e a participação, mesmo que indireta, da Justiça Eleitoral, no sentido de que venhamos a ter políticas públicas relevantes, que atendam o interesse da sociedade", ressaltou.




Leia mais:

17/11/2015 - Udesc e Assembleia Legislativa assinam convênio com TRE-SC para apoiar cadastramento biométrico

04/06/2013 - Estudo da Udesc avalia força dos partidos políticos catarinenses nas últimas quatro eleições municipais

07/11/2012 - Udesc Ibirama assina acordo com TRE-SC para analisar prestação de contas de candidatos e partidos

Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010   

* Com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-SC
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h