Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/02/2018-19h49

Udesc apresenta pré-projeto de nova escola em complexo de ensino com Novo Cefid

Escola Dayse Werner Salles e universidade dividirão nova estrutura no Bairro Capoeiras - Arte: Divulgação
Em audiência pública realizada nesta quinta-feira, 8, em Florianópolis, representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentaram o pré-projeto finalizado da reconstrução da Escola Estadual Dayse Werner Salles à comunidade do Bairro Capoeiras e ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). A estrutura atual da unidade de ensino básico foi interditada pela Defesa Civil em 2015.

Estiveram presentes o reitor da Udesc, Marcus Tomasi; o diretor-geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Paulo Henrique Xavier de Souza; o promotor de Justiça titular da 25ª Promotoria de Justiça da Capital, Davi do Espírito Santo; e membros da comunidade escolar, incluindo o diretor da escola, James Valle.

Os participantes discutiram os próximos passos da obra, que fará a escola ter uma área construída de 4,5 mil metros quadrados, considerando, além da nova sede, a quadra poliesportiva e o auditório que serão usados com a comunidade e a Udesc Cefid, que oferecerá também projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

A Comissão de Reconstrução da Escola Dayse Werner Salles (Cared) aprovou o pré-projeto, que foi elaborado com a participação da comunidade. O terreno, de cerca de 30 mil metros m², teve sua transferência autorizada do Governo do Estado para a Udesc por meio da Lei Estadual nº 17.424/2017, que foi publicada no Diário Oficial do Estado de 28 de dezembro do ano passado.

Além da reconstrução da escola, o plano de uso do espaço no Bairro Capoeiras pela universidade contempla piscina semiolímpica, piscina terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança, ginásio de ginástica rítmica.

Também haverá novas estruturas para a Clínica Escola de Fisioterapia, laboratórios da Udesc Cefid, salas de aula e administrativas, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala de entidades estudantis.

Etapas da obra

A construção do complexo com a Escola Estadual Dayse Werner Salles e a Udesc Cefid será viabilizada com recursos próprios da universidade, que já abriu edital de concorrência pública para a demolição da antiga estrutura no Bairro Capoeiras e a limpeza do terreno.

A abertura das propostas está marcada para 2 de março. Na reunião desta quinta-feira, o diretor-geral da Udesc Cefid, Paulo Henrique Xavier de Souza, ressaltou o risco de queda do muro da escola e informou que a universidade está tomando providências para a construção de um novo muro.

Ainda neste semestre, será contratado o projeto arquitetônico da nova escola, com aprovação dos órgãos competentes, e haverá a demolição do antigo prédio escolar e a remoção do almoxarifado da Secretaria de Estado da Educação (SED), que também se localiza no terreno.

Para o segundo semestre, está prevista a abertura de licitação da execução do projeto. No plano apresentado, foi estabelecido que a reconstrução da escola deverá ser concluída até o primeiro semestre de 2020.

Mudança necessária

A Udesc Cefid oferece cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia, além do Mestrado e do Doutorado em Ciências do Movimento Humano e do Mestrado em Fisioterapia.

O centro funciona hoje em um terreno de 11,5 mil metros quadrados no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e precisou adquirir e alugar casas anexas, pois já atingiu o limite de expansão física no seu terreno original. A transferência para o novo terreno, no Bairro Capoeiras, possibilitará a expansão do centro.

Histórico de negociações

Antes de chegar a um desfecho em abril de 2017, diversas gestões da Udesc Cefid já apresentaram propostas de reformulação das instalações da unidade para atender adequadamente as necessidades do centro e abrigar suas atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão.

Um ajuste do zoneamento do atual endereço do centro, permitindo aumentar a área construída, chegou a ser aprovado pela Câmara Municipal de Florianópolis em 2012, mas o novo Plano Diretor da cidade voltou a impor restrições à ampliação da unidade.                    

Com isso, a expansão foi à base da construção de anexos. Quatro casas próximas ao terreno da Udesc Cefid abrigam laboratórios, setores administrativos e salas de aula.

Em fevereiro de 2016, a Prefeitura de Florianópolis indeferiu o pedido de doação de um terreno municipal de quase 10 mil metros quadrados no Bairro Abraão, o que obrigou a administração da Udesc Cefid a considerar outras possibilidades de expansão na região. 

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Com informações da Assessoria de Comunicação do MP-SC
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h