Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/08/2017-12h45

Udesc abre inscrições para encontro nacional de artes marciais e esportes de combate

Evento debaterá ensino e formação na área - Arte: Div.
Treinadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e atletas já podem se inscrever para o 4º Encontro Nacional de Artes Marciais e Esportes de Combate (Enamec), que ocorrerá no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, entre 29 e 30 de setembro. 

O objetivo do evento é debater ensino, formação e treinamento em artes marciais e esportes de combate por meio de palestras, mesas-redondas e conferências. 

As inscrições online serão aceitas até 30 de setembro. Os valores podem ser conferidos na página oficial.

Parceria entre universidades públicas de SC

Além da Udesc, o Enamec conta com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) como organizadora. “Trata-se de uma importante parceria entre duas grandes universidades do País e de um evento de reconhecimento nacional que trará pessoas de competência da área para discutir esses temas”, avalia a professora da Udesc Cefid Alcyane Marinho.

A professora Daniele Detânico, que é da Ufsc e também faz parte da organização do Enamec, destaca que a programação terá os principais palestrantes da área de lutas do Brasil.

"Foi graças a essa parceria que conseguimos o fomento para financiar o encontro e trazer os palestrantes", afirma Daniele. O evento foi contemplado por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). 

Programação

No primeiro dia da programação, os participantes poderão fazer minicursos sobre prescrição e avaliação em esportes de combate de percussão e mistos; treinamento intervalado de alta intensidade nos esportes de combate; prescrição e avaliação em esportes de combate de domínio; e ensino das lutas.

A conferência de abertura será sobre a produção de conhecimento nas modalidades esportivas de combate, com o professor Emerson Franchini, da Universidade de São Paulo (USP).

Para o segundo dia, estão programadas duas mesas-redondas. A primeira, "Treinamento para atletas de judô paralímpico e parataekwondo", terá participação de Jaime Bragança, que integra o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Já a segunda abordará o tema "Respostas fisiológicas e neuromusculares de lutadores em situações competitivas e de treinamento", com o doutorando em Ciências do Movimento Humano e professor colaborador da Udesc Leonardo Andreato.

Atleta da seleção brasileira

O encerramento do encontro ficará com o atleta da seleção brasileira de karatê Douglas Brose, que apresentará o relato "Trajetória de um campeão no karatê".

Morando atualmente em Florianópolis, o carateca conquistou o Pan-Americano em Curaçao, no Caribe, pela quarta vez consecutiva, em maio deste ano. No total, Brose já acumula dez medalhas de ouro na competição.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com a professora Alcyane Marinho, da Udesc Cefid, pelo e-mail alcyane.marinho@hotmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h