Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/08/2017-14h25

Trabalhadores da saúde de Chapecó terão apoio de projeto com Udesc para qualificar serviços

Lançamento do Humaniza foi no dia 17 - Foto: Divulg. 
Um projeto com a participação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ajudará trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde de Chapecó a qualificar o atendimento nos serviços da cidade.

O Humaniza fará oficinas para estimular a reflexão dos trabalhadores e gestores sobre a humanização no trabalho e a construção de propostas que melhorem os atendimentos em todas as fases da assistência.

Realizado no dia 17, o lançamento do projeto contou com a participação de 600 servidores da área de saúde de Chapecó, dos representantes da Secretaria da Saúde de Chapecó e da Secretaria de Estado da Saúde e do prefeito do município, Luciano Buligon. 

Representando a Udesc no evento, o técnico da instituição Rogério Machado Rosa, que é psicólogo, falou sobre ética, cuidado e humanização da saúde no lançamento. "Começaremos pelos funcionários para depois também desenvolver trabalhos e oficinas com o público que é atendido por essas unidades de saúde", explica.

Duas professoras da universidade integram a equipe do projeto como mentoras: Sandra Mara Marin e Kiciosan Bernardi Galli, ambas do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO).

O Humaniza é promovido pela Udesc e pelas universidades Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), em parceria com as secretarias municipal e estadual da Saúde. O projeto integra as ações do aniversário de cem anos do município do Oeste.

Como funcionará

O conceito de humanização usado pelo projeto está relacionado a práticas concretas em que o melhor atendimento ao usuário está diretamente ligado a melhores condições de trabalho e à participação de todos os profissionais que fazem parte da produção de saúde.

As oficinas serão realizadas em três encontros, nos quais os participantes conhecerão a proposta do projeto, discutirão os sentidos da humanização e contarão casos em que puderem identificar a humanização no processo de trabalho. As oficinas ficarão a cargo dos professores que orientam estágios nas universidades participantes.

As ações do Humaniza devem contemplar inicialmente 776 trabalhadores que atuam nos núcleos de apoio de saúde da família e nos centros de saúde da família. Com mais de 40 serviços, a Rede de Atenção à Saúde de Chapecó tem um quadro de 1.529 servidores. 

"Quem cuida de nós?"

Uma das reflexões promovidas pelo projeto será sobre o bem-estar dos profissionais da saúde, que é tão importante quanto o bem-estar das pessoas que são cuidadas por eles.

"Muitas vezes, estamos pensando no cuidado das pessoas da comunidade, mas, no nosso ambiente de trabalho, vivemos inúmeras situações conflituosas que incidem diretamente na qualidade da saúde mental e social dos profissionais envolvidos, bem como na própria qualidade dos serviços prestados", explica Rogério Rosa.

Outra discussão é sobre ética, que deve ir além dos espaços institucionais e ser uma prática aplicada a todos os espaços e ambientes, não só em casa ou no trabalho. "Escolhemos pensar a ética como essa atitude de comprometimento com o bem comum e respeito a todas as formas de vida", destaca o técnico da Udesc.

Ele lembra que é papel das instituições de saúde e de educação garantir formação educativa permanente e qualificada para os profissionais, visando assim atender a coletividade sem restrições, conforme as necessidades e características de cada um.

"Quando a sociedade não se ocupa de fazer um trabalho ético comprometido com o bem comum, vai na contramão de um estado democrático de direito e caminha na direção de um estado de exceção, em que o direito é para alguns privilegiados e não para todos", enfatiza.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h