Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/09/2017-16h20

Técnicos e professores da Udesc terão conta de e-mail migrada do Expresso para o Outlook na próxima semana

 
Novo sistema tem inúmeras vantagens - Foto: Divulg.
Desde o início de agosto, todos os alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já podem ativar gratuitamente uma conta de e-mail personalizada da instituição, pelo Outlook, da plataforma Office 365, da Microsoft. Na próxima segunda-feira, 11, será a vez de todos os servidores terem as atuais contas institucionais migradas automaticamente do Expresso para o Outlook.

O novo sistema é mais moderno, tendo 50 Gigabyte (Gb) de capacidade na caixa de entrada; 1 Terabyte (Tb) de armazenamento de arquivos em nuvem, pelo OneDrive; licença gratuita a programas como Word, Excel, Skype e Powerpoint; e acesso em tablets e celulares.

O objetivo é modernizar ainda mais a comunicação na Udesc, a partir de um sistema único de correio eletrônico, com fluxo melhor de informações. O acesso ao e-mail e à plataforma Office 365 é feita pelo site office.udesc.br.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) disponibilizou o site www.udesc.br/sistemas/office365, que traz informações sobre o sistema e dezenas de tutoriais.

Uso do Outlook já é maior e licenciamento será gratuito

Levantamento realizado pela Setic, com base nas informações de 26.220 alunos, egressos, professores e técnicos inscritos no IdUdesc, mostrou que 46,5% já usam o Outlook como plataforma de e-mail pessoal, enquanto 36,9% preferem o Gmail e 6,5%, o Yahoo.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Jairo Wensing, além da pesquisa, outro fator determinante para a escolha da plataforma Office 365 frente às demais soluções do mercado foi o custo de licenciamento, que, no caso da Microsoft, é gratuito para a área educacional, entre outras vantagens.

A implantação do Office 365 na universidade integra o projeto Conexão Udesc, que tem o objetivo de desenvolver aplicativos e tecnologias que facilitem a interatividade da comunidade interna e da instituição junto à sociedade. O Conexão Udesc paz parte do Plano de Gestão 2016-2020.

Confira abaixo mais informações sobre a migração de e-mail.

O que é o Office365?

O Office 365 é a versão do pacote Office da Microsoft que roda diretamente no seu navegador, ou seja, na nuvem. É um pacote com aplicações que auxiliam o mundo corporativo, educacional e pessoal.

Meu endereço de e-mail mudará?

Não. Sua conta de e-mail institucional nome.sobrenome@udesc.br continua a mesma.

Como ocorrerá a migração? Vou perder mensagens e pastas do Expresso?

A migração é a transferência das contas de e-mail armazenadas no Expresso para o Office 365. Na prática, após a migração, quando você acessar o Office 365, todos os e-mails e pastas que estavam no Expresso estarão na plataforma Office 365 sem perda de mensagens.

Como eu acesso meus e-mails após a migração?

Você pode acessar seus e-mails através do endereço office.udesc.br ou clicando no logo do Office 365 no site principal da Udesc. Para fazer "login" na plataforma, entre com CPF@udesc.br e utilize a mesma senha que você utilizava para acessar o Expresso.

O que acontecerá com as contas setoriais?

As contas de e-mail setoriais também serão migradas e podem ser acessadas com "caixa de e-mail compartilhada". Ou seja, o técnico, professor ou estagiário com permissão de acessar a conta setor poderá visualizá-la em uma única tela, na sua conta pessoal. As contas setoriais não fazem "login" no Portal Office 365.

Os contatos e os eventos de calendário serão migrados?

Não. Porém, o Expresso ficará ativo a todos os usuários apenas para consulta de contatos, de endereços e de histórico de eventos de calendário. Assim, os usuários podem copiar manualmente seus contatos externos para o Office 365.

Como acesso os sistemas administrativos e acadêmicos?

O Expresso também ficará ativo para consulta de links aos sistemas administrativos e acadêmicos. Importante: não será mais possível enviar e receber e-mails pelo Expresso.

Como acessar o e-mail no meu smartphone ou tablet?

Obtenha mais informação sobre o modo de configuração acessando http://www.udesc.br/sistemas/office365/office365mobile.

Onde posso consultar tirar mais dúvidas?

Através do site oficial do Office 365: www.udesc.br/sistemas/office365.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC