Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/10/2017-19h27

Solução de técnico para trâmite de progressão e promoção é a campeã do 2º Simplifica Udesc

Marco Antônio Dibe Laureano atua na Coordenadoria de RH da universidade - Fotos: Victor Lacombe
Nesta quinta-feira, 26, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou os alunos, professores e técnicos autores das nove melhores propostas do 2º Prêmio Simplifica Udesc, durante sessão do Conselho Universitário (Consuni), em Florianópolis.

A iniciativa da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) recebeu 188 ideias para desburocratizar processos de ensino, pesquisa, extensão e serviços da universidade.

Essa estatística mostra um engajamento ainda maior da comunidade acadêmica no combate a procedimentos que travam ou dificultam atividades dessas áreas.

No 1º Prêmio Simplifica Udesc, em 2016, houve 170 propostas inscritas, sendo 88 de técnicos (52%), 46 de alunos (27%) e 36 de professor (21%).

Já as 188 ideias da edição deste ano estão distribuídas da seguinte maneira: 84 de alunos (45%), 77 de técnicos (41%) e 27 de professores (14%).

Premiação

O campeão geral de 2017 é o técnico Marco Antônio Dibe Laureano, que atua na Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), da Pró-Reitoria de Administração (Proad), e apresentou a solução "Tramitação de progressão e promoção para o servidor por meio de procedimentos, documentos e avaliação online/digital".

Como prêmio pela melhor proposta, o técnico ganhou certificado e um tablet, que foi oferecido pela patrocinadora da iniciativa, a Fundação Instituto Tecnológico de Joinville (Fitej).

Os autores das outras oito ideias também receberam certificados e, com Laureano, kits da Fitej com pen drive, caneta, carregador de celular portátil e caneca térmica.

Os critérios para selecionar as melhores propostas foram: relevância do problema identificado e qualidade da solução, com detalhamento; simplicidade de aplicação; viabilidade jurídica; ganhos potenciais; e menor custo. O objetivo é implantar as soluções abaixo até o segundo semestre de 2018.

Alunos

O vencedor da categoria neste ano é Elder Catarina, que estuda Administração Pública no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) e sugeriu a solução "Relatório de estágio sem papel por meio da utilização de formulários online ou do próprio Siga".

Em segundo lugar, ficou Ana Luiza Leite​, do curso de Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com a solução "Rematrícula de veteranos logo após o término do semestre".

Outra estudante de Administração da Udesc Esag, Isadora Dias Pereira, foi a terceira colocada, com a solução "Criação de um sistema de portarias da Udesc".

Professores

A categoria foi vencida pela professora Claudia Campos, do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), com a solução "Criação de uma intranet, espécie de plataforma central de acesso aos sistemas internos da Udesc".

A professora Rosana Tagliari Bortolin, do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart), ficou em segundo lugar, com a solução "Certificados on-line, com certificação instantânea".

Já o professor Jorge de Oliveira Musse, do Departamento de Pedagogia do Centro de Educação a Distância (Cead), foi o terceiro colocado, com a solução "Progressão docente realizada por sistema online semelhante à solicitação de GDI".

Técnicos

O técnico Marco Antônio Dibe Laureano é o vencedor dessa categoria com a proposta que também lhe rendeu o prêmio de campeão geral do Simplifica Udesc.

A solução "Secretaria digital, com documentos de matrícula dos estudantes armazenados e digitalizados no Siga" foi a segunda melhor, tendo sido apresentada pela técnica Rejane Hagemann, da Coordenadoria de Ensino e Pós-Graduação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

Na terceira posição, ficaram dois técnicos da Reitoria, Cassio Germano Cacciatori e Juliana Fraga Duarte, com a solução "Controle de bolsas pelo Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH)".

Comunidade acadêmica beneficiada

O legado da primeira edição do Simplifica Udesc, de 2016, beneficiou alunos, técnicos, professores e até os futuros estudantes da universidade. Das nove propostas premiadas, seis já foram colocadas em prática:

  1. "Busca de CND no próprio setor"
  2. "Simplificação do procedimento de diárias e viagens"
  3. "Prape unificado"
  4. "Automatização dos atestados de matrícula e histórico escolar"
  5. "Eliminação da impressão dos materiais didáticos do EAD"
  6. "Autenticação na própria Udesc dos documentos para matrícula"
As outras três ideias já estão em fase de implementação: "PTI Eletrônico"; "Digitalização dos processos de IL e DL"; e "Arquivo digital de registros de diplomas na Proen".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h