Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/09/2017-19h00

Servidores da Udesc Cefid fazem ginástica laboral para mais qualidade de vida e motivação no trabalho

 

 
Ação foi no Dia do Profissional de Educação Física, na última sexta, no ginásio da unidade - Foto: Divulgação
Um grupo de dez servidores do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram na manhã de sexta-feira, 1º, de uma aula de ginástica laboral realizada no ginásio da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Promovida no Dia do Profissional de Educação Física, a atividade faz parte do projeto "Ginástica Laboral para Servidores do Cefid", que será coordenado pela professora Ana Cláudia Vieira Martins.

O objetivo é oferecer aulas semanais de diferentes modalidades de ginástica aos professores e técnicos de todos os setores da Udesc Cefid para melhorar a qualidade de vida e a motivação no ambiente de trabalho.

A aula foi apresentada pela acadêmica de Educação Física Milena Boeng Souza e teve duração de dez minutos, sendo cinco para alongamentos e relaxamento e cinco para ginástica aeróbica.

Prática melhora qualidade de vida e bem-estar

Qualquer exercício físico que ocorre no ambiente de trabalho recebe o nome de ginástica laboral. São três tipos: preparatória, que ocorre antes de iniciar o turno de trabalho; compensatória, realizada no meio do expediente; e de relaxamento, feita no fim do turno. 

A prática tem ligação direta com a prevenção de doenças ocasionadas por movimentos repetitivos como, por exemplo, o de digitar várias horas consecutivamente. A ginástica laboral, destaca Milena, melhora a qualidade de vida e o bem-estar físico, mental e social.

"O objetivo é tornar o ambiente de trabalho mais agradável, fazendo com que a motivação e a produtividade das pessoas aumentem, sendo benéfica tanto para o funcionário quando para o dono do negócio ou diretor da empresa", explica.

Consciência postural também é beneficiada

Outra função deste tipo de ginástica é promover a consciência postural. Milena lembra que servidores ficam horas sentados na frente do computador "sem se dar conta de como a coluna vertebral está sendo prejudicada".

As sessões de ginástica postural ajudam ainda a fortalecer músculos que participam da manutenção da coluna e aumentam a percepção das pessoas sobre o próprio corpo e a forma como sentam e se posicionam.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC