Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/11/2017-15h37

Seminário do Pibid da Udesc debate formação e prática docente na segunda

Programa na instituição estadual tem 12 subprojetos, em licenciaturas como Química - Foto: Jonas Pôrto

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a partir da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realizará o 4º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na próxima segunda-feira, 13, das 9h às 16h30, no Auditório Tito Sena, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis.

Com o tema "Contribuições e impactos do Pibid na formação e na prática docente", o evento destina-se a professores de licenciaturas, supervisores das escolas da rede pública estadual, acadêmicos bolsistas do Pibid e estagiários de licenciaturas. Confira a programação.

A iniciativa busca estimular a troca de experiências sobre práticas de iniciação docente. A programação prevê conferência com a professora Alessandra Santos de Assis, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mesa de conversa com docentes, discentes e egressos da área da educação e apresentação de trabalhos com os estudantes por grupos temáticos.

Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, os projetos estabelecem grande abrangência social e, a partir deles, os acadêmicos entram em contato com diferentes realidades.

"O Pibid é um programa do Ministério da Educação que promove uma parceria entre a educação básica e a educação superior com o intuito de gerar aprendizagens que extrapolem a atuação profissional", ressalta.

Projetos da universidade

O Pibid na Udesc conta com 12 subprojetos institucionais, sendo um interdisciplinar e os demais de licenciaturas: Artes Visuais, Física, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Música, Pedagogia, Pedagogia a Distância, Química e Teatro.

Atualmente, o programa na universidade tem 163 estudantes bolsistas e 15 professores coordenadores de área, além de 27 supervisores em escolas de ensino fundamental e de ensino médio da rede pública.

De acordo com a coordenadora institucional do Pibid na Udesc, Fabíola Ferreira Sell, "considerando o atual risco de descontinuidade do programa pelo governo federal, no dia do evento serão colhidas assinaturas em prol da manutenção e da permanência do Pibid em nível nacional".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h