Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/08/2014-17h52

Semana Acadêmica de Agronomia tem início com palestras na Udesc Lages

Programação segue até sexta com várias atividades - Fotos: Silvia Cristina/Ascom Udesc

"Formação profissional: Agronomia e sua diversidade frente à realidade rural brasileira" é o tema da 23ª Semana Acadêmica de Agronomia (Seagro), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages. O evento iniciou na manhã desta segunda-feira, 25, e segue até sexta-feira, 29, no Anfiteatro Caverna.

A relação entre engenheiro agrônomo e pesquisa foi o assunto abordado na primeira palestra do encontro, ministrada pelo presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul (Fepagro), Danilo dos Santos, que também é professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O palestrante, que já foi professor do curso de Agronomia da Udesc Lages entre 1992 a 1994, fez um breve histórico e falou da importância da pesquisa no País: "Na década de 90, isso era privilégio de algumas áreas e hoje já podemos diversificar os campos de pesquisa. Mas a universidade precisa preparar os estudantes, primeiro para serem cidadãos e depois para iniciação científica".

À tarde, a programação seguiu com outras duas palestras: o secretário da Agricultura e Pesca de Lages, Moisés Savian, falou sobre o Código Florestal e o engenheiro agrônomo Carlos Henrique Dalmazzo abordou o sistema de produção no plantio direto e no controle de plantas daninhas.

A Seagro é organizada pelo Centro Acadêmico de Agronomia e, de acordo com a presidente da entidade, a estudante Sílvia Werter, o encontro é um complemento para a formação dos futuros profissionais. "Nós priorizamos este momento da semana acadêmica com temas que não são tratados em sala de aula. Isso agrega muito para nossa formação", comentou ela.

O diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto, participou da abertura e frisou o apoio da direção a esse tipo de evento "A semana acadêmica sempre trata de assuntos importantes e inovadores. Este é um dos momentos mais importantes do curso durante o ano. As palestras são excelentes e os acadêmicos estão de parabéns pela iniciativa e pela a organização", concluiu Fert.

Programação

Além das palestras, a Semana Acadêmica de Agronomia terá minicursos, debates, espaços culturais, exposição de fotos. Os participantes também farão visitas a propriedades leiteiras em Treze Tílias, no Oeste Catarinense, e ao Instituto ÇaraKura, em Florianópolis, que desenvolve projetos e ações ligados à educação e à pesquisa de tecnologias sustentáveis.

A programação completa pode ser acessada no site da Udesc Lages.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h