Chamada de dossiê temático do periódico Urdimento.
A segunda edição de 2024 da Revista Urdimento, periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, está com inscrições abertas para submissão de trabalhos destinados ao Dossiê “O que fazer com a teoria teatral?”. Os interessados podem enviar suas contribuições até 2 de maio pelo site da revista, via plataforma OJS.
Além de artigos, o dossiê aceita submissões de relatos, debates e dramaturgia. A proposta para essa edição é investigar as mudanças dramáticas na linguagem teatral devido ao impacto de transformações sociológicas, antropológicas, éticas, políticas e tecnológicas. Essas mudanças desafiam conceitos tradicionais da área, como a ideia de presença cênica, e exigem uma revisão da teoria teatral diante das novas realidades, incluindo o uso crescente das mídias digitais e a emergência de experiências teatrais virtuais.
Algumas sugestões de abordagem incluem: explorar a crise na linguagem teatral e a expansão das teatralidades; os limites da teoria teatral frente à crise; o que fazer com a tradição teatral; a presença das tecnologias na cena contemporânea: a condição do performer e do encenador na cena digital; o que é representação em um mundo digitalizado; refletir sobre a capacidade do teatro em representar o mundo atual e; representação e representatividade na cena atual.
O comitê rditorial deste dossiê temático é composto pelos professores e professoras Edélcio Mostaço (coordenador), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Sílvia Fernandes, da Universidade de São Paulo (USP); José da Costa, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Luiz Fernando Ramos, da Universidade de São Paulo (USP); Cassiano Sidow Quilici, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Júlia Guimarães Mendes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A revista recebe trabalhos em fluxo contínuo, além dos dossiês. Fundada em 1997, a Urdimento é classificada pela Capes com Qualis A1. Saiba mais no
site da revista.