Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2016-11h41

Reitor Marcus Tomasi e vice Leandro Zvirtes assumem gestão da Udesc para mandato até 2020

Sousa (de azul) passou cargo para Tomasi; Zvirtes (entre os dois) é o vice-reitor - Fotos: Jefferson Baldo/Secom SC
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está sob nova gestão. Na noite desta segunda-feira, 11, ocorreram a posse e a transmissão de cargos para o novo reitor da instituição, Marcus Tomasi, e o novo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

A cerimônia foi promovida no Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis. Os gestores terão mandato até 2020.

"Nosso propósito será sempre a consolidação da nossa Udesc como um dos pilares do desenvolvimento do Estado e do Brasil", afirmou Tomasi, destacando o sentimento de honra por ter sido escolhido pela comunidade acadêmica em eleição realizada em outubro do ano passado.

O reitor da gestão 2012-2016, Antonio Heronaldo de Sousa, disse estar "muito feliz em passar a condução da Udesc para os professores Tomasi e Zvirtes, são pessoas trabalhadoras, experientes e comprometidas". "Desejo que os dois tenham uma gestão ainda melhor, porque queremos ver a universidade cada vez mais desenvolvida", ressaltou.

A cerimônia lotou o Teatro Governador Pedro Ivo, com as presenças de alunos, professores, técnicos, egressos, terceirizados e servidores aposentados da Udesc e de representantes de entidades públicas e privadas. Houve apresentações do vídeo do balanço da gestão 2012-2016 e de três projetos culturais da universidade, a orquestra acadêmica, o coral e o grupo de dança.

Além dos professores Sousa, Tomasi e Zvirtes, a mesa de autoridades foi formada pelo vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, pelos secretários estaduais da Casa Civil, Nelson Serpa, e da Educação, Eduardo Deschamps, pelo deputado estadual Silvio Dreveck e pelo desembargador Luiz Cézar Medeiros.

Também estiveram no palco o promotor de Justiça Fernando da Silva Comin, o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), Osvaldir Ramos, e a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel.

O evento foi prestigiado ainda pelo futuro reitor da UFSC, Luis Carlos Cancellier; por reitores de instituições de todo o Estado (Furb, IFSC, Unesc, Uniarp, Unifebe, Unisul, Univali e Unochapecó); e pelos presidentes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Aristides Cimadon, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni, e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte.

Jornada de novas visões

No discurso de despedida, o professor Antonio Heronaldo de Sousa destacou que um reitor tem uma vida dual, com visões individuais e a visão geral da universidade, que é plural e de entendimento complexo.

"Estar reitor me permitiu sobretudo ter outra visão das pessoas. Saio do cargo como um cidadão melhor", disse.

Sousa falou dos desafios do cargo, enfatizou momentos de emoção, como formaturas, e agradeceu à comunidade acadêmica pelo trabalho dos últimos quatro anos, sobretudo à sua equipe.

"Foram agentes facilitadores importantes para processos de toda a universidade. O que conseguimos realizar foi fruto da competência de vocês", declarou.

O docente, que esteve por oito anos na gestão da Udesc, sendo vice-reitor entre 2008 e 2012, mencionou também palavras de vários escritores para falar sobre as passagens do tempo. 

"Como dizia Carlos Drummond, 'o primeiro amor passou, o segundo amor passou, mas o coração continua...'. Meu coração, tenham certeza, carrega muita gente que conheci nessa jornada", salientou. "Quero voltar a todas as cidades em que a Udesc atua com centros de ensino e polos de educação a distância para reencontrar as pessoas."

Inovação e compromisso social

Também emocionado, o agora reitor Marcus Tomasi fez questão de começar o discurso lembrando-se de duas pessoas: do pai, Amilton Giácomo Tomasi, que é professor aposentado da Udesc e exerceu vários cargos de gestão na universidade; e de Sousa, de quem foi vice-reitor entre 2012 e 2015.

"Trabalhar com você, professor Heron, foi muito fácil. Você é um cidadão de senso público, dinamismo e enorme caráter", disse o novo reitor, ressaltando também as equipes da administração que se encerrou e da que inicia.

"Tenho orgulho de poder administrar a Udesc, que tem apenas 50 anos e já está entre as melhores universidades do Brasil, sendo uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e o compromisso social de desenvolver nosso Estado e nosso País", enfatizou.

"Ao lado do professor Leandro Zvirtes e dos nossos apoiadores, elaboramos nossa proposta de gestão em três eixos: inovação, relacionamento e sustentabilidade, tendo a qualificação da estrutura da universidade como pano de fundo", afirmou. "Além da inovação técnica, a ciência precisa inserir, de forma explícita, a inovação social."

Tomasi citou ações já aprovadas para a gestão, como as criações das coordenadorias de Assuntos Estudantis e de Desenvolvimento de Pessoas, e encerrou a fala com agradecimentos à comunidade acadêmica e à família, principalmente aos pais, "exemplos de afeto, integridade, ética e trabalho".

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira enalteceu a importância da Udesc para o Estado, mencionando, como exemplo, as transformações positivas que o município de Laguna vem recebendo após a chegada da universidade em 2008.

O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) já oferece os cursos de Engenharia de Pesca e de Arquitetura e Urbanismo e agora passará a ter turmas de Bacharelado em Ciências Biológicas.

"A Udesc cresceu nos últimos anos pelo reconhecimento do Governo de Santa Catarina e pela competência dos seus gestores", declarou Pinho Moreira.

Marcus Tomasi

Marcus Tomasi, 51 anos, é natural de Brusque e tem graduação em Administração e Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc em Florianópolis, e Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Na universidade estadual desde 2005, é professor do Departamento de Administração Empresarial da Udesc Esag e foi pró-reitor de Planejamento (2008-2012) e vice-reitor (2012-2015), além de diretor-geral indicado do Centro de Educação a Distância (Cead) por duas vezes (2012-2014 e 2016).

Também foi chefe do Departamento de Administração Empresarial (2007-2008); membro da Comissão de Expansão da Udesc (2008) e da Comissão do Plano 20 da Udesc; e presidente do Conselho de Administração da Udesc (2008-2011), da Comissão dos 50 anos da Udesc (2014-2015) e da Comissão de Revisão do Estatuto da Udesc (2015).

Leandro Zvirtes

Leandro Zvirtes, 42 anos, é natural de Tucunduva (RS) e tem graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na universidade estadual desde 2006, é professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, unidade na qual foi diretor de Administração (2010-2012) e diretor-geral (2012-2015).

Além disso, foi membro do Comitê de Avaliação do Estágio Curricular (2007-2008), da Comissão do Plano 20 da Udesc e do grupo gestor para a implantação do projeto da Escola Livre de Artes de Joinville (2011-2012); coordenador do Colegiado de Engenharia de Produção e Sistemas (2007) e do Laboratório de Pesquisa e Ensino em Qualidade (2009-2013); e chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (2009-2010).

Equipe

A equipe da gestão 2016-2020 terá os seguintes nomes:
  1. Reitor: Marcus Tomasi;
  2. Vice-reitor: Leandro Zvirtes;
  3. Chefe do Gabinete do Reitor: Thiago César Augusto;
  4. Pró-reitor de Administração: Matheus Fidelis;
  5. Pró-reitora de Ensino: Soraia Cristina Tonon da Luz;
  6. Pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade: Fábio Napoleão;
  7. Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Antonio Carlos Vargas Sant'Anna;
  8. Pró-reitor de Planejamento: Leonardo Secchi;
  9. Procuradora jurídica: Juliana Lengler Michel;
  10. Coordenador da Editora Universitária: Vinicius Perucci;
  11. Coordenador de Projetos e Inovação: Marco Antônio Seifriz;
  12. Coordenadora da Biblioteca Universitária: Lúcia Marengo;
  13. Coordenadora de Avaliação Institucional: Rita de Cássia Paula Souza;
  14. Coordenadora de Vestibulares e Concursos: Rosangela de Souza Machado;
  15. Coordenadora do Museu da Escola Catarinense: Sandra Makowiecky;
  16. Secretário de Comunicação: Luiz Eduardo Schmitt;
  17. Secretário de Controle Interno: Marcos Régio Silva do Nascimento;
  18. Secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional: Amauri Bogo;
  19. Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação: Jairo Wensing;
  20. Secretário dos Conselhos Superiores: Murilo de Souza Cargnin.
Leia mais:

08/04/2016 - Mais seis secretários e coordenadores de órgãos são anunciados para próxima gestão da Udesc

07/04/2016 - Reitoria da Udesc lança revista com prestação de contas da gestão 2012-2016

06/04/2016 - Reitor e vice eleitos anunciam seis secretários e coordenadores de órgãos suplementares da Udesc

28/03/2016 - Soraia Luz e Antonio Vargas serão pró-reitores de Ensino e de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc

11/03/2016 - Professor Fábio Napoleão será novo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc

01/03/2016 - Técnico Matheus Fidelis continuará no cargo de pró-reitor de Administração da Udesc na próxima gestão

22/02/2016 - Professor Leonardo Secchi será pró-reitor de Planejamento da Udesc na gestão 2016-2020

16/02/2016 - Reitor e vice-reitor eleitos da Udesc anunciam novo chefe de gabinete para gestão 2016-2020

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
  • Imagem 19
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h