Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/08/2017-18h56

Recital de mestrandos em Música da Udesc e convidados ocorre nesta quarta

Arilton Júnior, Felipe Pauptz e Rafael Friesen, três dos músicos que realizarão recital nesta quarta-feira, 9, na Udesc Ceart. Foto: Divulgação
Os músicos Arilton Júnior, Felipe Pauptz, Luiz Fernando Pacheco de S. Thiago, Rafael Friesen e os convidados Eugênio Menegaz e Ricardo Müller realizam um recital nesta quarta-feira, 9, às 11h, como parte da programação do 10º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O recital ocorre no auditório do Departamento de Música (DMU), com entrada gratuita e aberta ao público. O grupo apresentará obras de Ernesto Nazareth, Radamés Gnatalli, Guastavino, Alberto Ginastera, Alexander Scriabin e Toldrá.

Participam desta manifestação artística um grupo de quatro mestrandos do PPGMUS, da área de concentração Interpretação e Criação Musical e, como convidados, dois mestres pelo mesmo programa.

Por meio da participação em eventos e apresentações públicas na Udesc, em outros espaços de Florianópolis e em outras cidades, alunos e egressos do PPPGMUS têm a oportunidade de dar continuidade à importante experiência de palco, mostrando o resultado do trabalho orientado e de suas experiências autônomas como profissionais.

Sobre os músicos

Arilton Júnior
, piano. É natural da cidade de Tubarão/SC. Graduado no curso de bacharelado em piano da Udesc, orientado pela professora doutora Bernardete Castelan Póvoas; teve aulas com os professores doutores Guilherme Sauerbronn e Luís Claudio Barros. Tem participado de cursos e oficinas com pianistas/pedagogos, de seminários nacionais e de grupos de pesquisa. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc, na área de Interpretação e Criação Musical, sob orientação da doutora Bernardete. Trabalha como pianista colaborador com cantores líricos e coros.

Felipe Schlichting Pauptz, piano. Natural de Florianópolis, iniciou os estudos com Álvaro da Silva e Luciana Goss. Concluiu bacharelado em Música/Piano pela Udesc, sob orientação do professor doutor Luís Cláudio Barros (2016). Aperfeiçoa-se em oficinas e festivais de música e cursos. Premiado nos concursos de piano Jovens Músicos Sebastian Benda, 1º lugar no 32º Concurso Rosa Mística (2013) e 2º lugar no Cora Pavan Capparelli (2015). Foi Bolsista Capes em intercâmbio na Morehead State University/EUA, orientado por Dra. Eunbyol Ko (Coréia do Sul) e Dr. Steven Snyder (EUA). É aluno da Pós-Graduação em Música da Udesc, na área de Interpretação e Criação Musical, orientado pelo doutor Guilherme Sauerbronn. 

Luiz Fernando Pacheco de S. Thiago, violino. De Florianópolis, é bacharel em violino pela Udesc. Participou de cursos e masterclasses com Paulo Bosisio (Unirio), Ole Bohn (NOR) e Levon Ambartsumian (EUA/Rússia). Em 2005 foi vencedor do Concurso Latino Americano Rosa Mística na categoria Música de Câmara. Tem exercido intensa atividade como professor e instrumentista no Estado de Santa Catarina, tendo sido membro das principais orquestras do Estado, tais como Orquestra de Câmara de Florianópolis, Camerata Florianópolis e Filarmonia Santa Catarina. Atua como convidado da Orquestra do Estado de Mato Grosso. É fundador do “Duo Soler” - duo de Violino e Violão com André Franzoni. Foi diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Criciúma (2014-2015). Atualmente é mestrando na área de práticas interpretativas violino na Udesc.

Rafael Friesen, piano. Bacharel em Piano e Especialista em Performance Música de Câmara pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, atualmente é mestrando na Udesc, na área de Interpretação e Criação Musical sob orientação da doutora Bernardete Castelan Póvoas. Foi premiado diversas vezes em concursos nacionais de piano, entre outros, 1º lugar no Concurso Paulo Giovanine, atuou em diversos concertos como solista, recitalista e camerista, com especial ênfase em música nova. É professor da Universidade Federal de Roraima, atuando no curso de Licenciatura em Música.

Eugênio Menegaz, piano. É mestre em música pela Udesc, onde foi orientado pela professora doutora Maria Bernardete Castelán Póvoas. Participou de masterclasses com Jeno Jendo e Judit Gabos na Hungria, Cristina Ortiz, Dirce Knijnik, entre outros. Participou de diversos eventos científicos no Brasil e Argentina. Em 2009 recebeu o Prêmio Franklin Cascaes - Destaque Música Erudita. Tendo criado e participado de espetáculos cênico-musicais com turnês pelo estado, atua como solista e pianista em óperas e operetas, acompanhando cantores líricos pelos estados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ricardo Müller, violino. Teve seu primeiro contato com o violino aos 11 anos e, até os 17, desenvolveu seus estudos musicais no Rio Grande do Sul. Desde 2005 radicado em Florianópolis, atua nas principais orquestras do estado de Santa Catarina, como Orquestra de Cordas da Ilha, Filarmonia, e Camerata Florianópolis. É bacharel em violino e mestre em música, práticas interpretativas, pela Udesc sob a orientação do professor doutor Luiz Henrique Fiamenghi. Desde 2014 tem voltado seus esforços para a elaboração de espetáculos de música de câmara, como o projeto Quinta Clássica da Aliança Francesa Florianópolis, atualmente Concertos AF, o qual dirige desde 2016.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h