Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/07/2017-16h04

Reciclagem de materiais da Udesc beneficia fundação que apoia projetos sociais

Material é repassado à Fundação Nova Vida - Foto: Div.
Desde 2008, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem trabalhando para arrecadar materiais recicláveis em todos os setores da instituição.

O objetivo dessa ação é encaminhar a coleta para a Fundação Nova Vida, em Florianópolis, conforme determina o Decreto Estadual nº 636/1991, que promove e apoia projetos sociais catarinenses.

Entre os materiais enviados à fundação, estão periódicos, revistas, papéis e pneus. Até junho, eram entregues cartuchos de impressoras, mas depois disso a universidade passou a usar equipamentos locados por uma empresa.

De 2008 a 2017, foram repassados 8.273 cartuchos, tonners e cilindros, além de 474 pneus. Já o papel entregue não foi contabilizado porque a Udesc não possui balança para pesar o material.

A arrecadação começou na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, mas a ideia é de que o cumprimento da norma seja incentivado em todos os 12 centros de ensino da instituição pelo Estado.

Como funciona a coleta

Cada setor da Reitoria tem uma caixa com o símbolo de papel reciclado, e funcionários terceirizados da universidade passam uma vez por semana para recolher o material, de acordo com o cronograma de atendimento do almoxarifado central.

Nos centros que já seguem a medida, os itens recicláveis são trazidos pelos diretores que vem participar de reuniões na Reitoria.

Assim que há uma quantidade suficiente, integrantes do conselho curador da Fundação Nova Vida vem à universidade buscar os materiais, que têm o lucro revertido em, por exemplo, cadeiras de rodas e fraldas para instituições catarinenses de caridade.

"Além de cumprir a lei, o mais importante é o papel social que a Udesc faz ao ajudar uma instituição. Esse material que seria descartado como lixo comum é revertido em boas ações, em material para quem precisa", diz a coordenadora do Almoxarifado da Reitoria, Carla Trilha, encarregada de supervisionar a arrecadação.

Por meio de empresas licitadas, também são feitas anualmente a coleta, o transporte e a correta destinação final de produtos químicos, lixo hospitalar e lâmpadas fluorescentes em todos os campi da universidade. 

Sustentabilidade na universidade

Para o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, a reciclagem tem inúmeros impactos positivos: economizar verba pública para a cidade, gerar empregos e acelerar a volta dos produtos para o mercado, sem a necessidade de desmatar árvores e gastar água e outros recursos ambientais. Além disso, Sabatini diz que a universidade tem a função de dar o exemplo.

"A universidade deve fomentar processos sustentáveis através do ensino, da pesquisa e da extensão e pesquisar novos caminhos, além de trabalhar a extensão com a comunidade para desenvolver soluções práticas que possam ser aplicadas na sociedade", ressalta.

No segundo semestre deste ano, o instituto será parceiro do programa Udesc Sustentável, que reúne as ações de sustentabilidade da universidade.

Prevista pelo Plano de Gestão 2016-2020, a iniciativa compreende a revisão de aspectos estratégicos da Udesc, tendo em vista o incentivo a uma cultura com maior responsabilidade socioambiental, e envolverá toda a comunidade acadêmica.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h