Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/09/2014-13h02

Pós-graduação lato sensu desenvolvida pela Udesc para o Corpo de Bombeiros forma 18 oficiais

Segundo curso customizado pela Udesc Esag para o Corpo de Bombeiros foi voltado ao alto escalão, responsável pelo comando estratégico. Fotos: Soldado BM Maria Gabriela/CBMSC

Foi realizada na noite desta quinta-feira, 25, a solenidade de formatura do Curso de Especialização (Pós-Graduação lato sensu) em Gestão Pública: Estudos Estratégicos no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), desenvolvido para oficiais superiores da corporação pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Na cerimônia, realizada no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC), em Florianópolis, foram formados 18 alunos: 15 tenentes-coronéis do CBMSC, um tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e dois inspetores da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Prestigiaram o evento autoridades do governo do Estado, incluindo o secretário de Segurança Pública e paraninfo da turma, César Augusto Grubba, o comandante-geral do CBMSC, Marcos de Oliveira, o comandante-geral da PMSC, Valdemir Cabral, e o superintendente regional da PRFSC, Silvinei Vasquez.

A Udesc foi representada pelo pró-reitor de Ensino, Luciano Emílio Hack, e pela Esag participaram da cerimônia o diretor-geral, Arnaldo de Lima, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Éverton Luís Pelizzaro de Lorenzi Cancellier, e docentes do curso de especialização, incluindo a coordenadora do curso, Patrícia Vendramini, Ivoneti Ramos, Marcelo Zapelini e Maurício Serafim, homenageado como nome da turma.

Também estiveram presentes à solenidade oficiais e praças do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, inspetores da Polícia Rodoviária Federal, familiares e amigos.

Entre os alunos, o tenente-coronel Carlos Charlie Campos Maia recebeu a medalha de mérito intelectual Presidente Getúlio Vargas, como primeiro colocado no curso, com média de 9,921.

Os discursos das autoridades destacaram a importância da ocasião para os formandos e para os catarinenses, que recebem comandantes cada vez mais preparados, com visão de futuro, planejamento e inovação, que nutrem o companheirismo e o comprometimento nas atividades que realizam.

Comando estratégico

Com um ano de duração, o Curso de Especialização em Gestão Pública teve aulas ministradas no Centro de Ensino da CBMSC, por um corpo docente formado por 21 professores da Udesc Esag e sete do Corpo de Bombeiros.

Voltado ao alto escalão do CBMSC, responsável pelo comando estratégico da corporação, este foi o segundo curso customizado pela universidade para o Corpo de Bombeiros. No ano passado, 22 capitães fizeram especialização em Gestão Pública com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar.

A Udesc Esag também customizou este ano um Curso lato sensu de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) para a Polícia Militar, que formou 41 em capitães no início deste mês.


Leia mais:

25/09/2014 - Formatura de pós-graduação lato sensu para oficiais do Corpo de Bombeiros será nesta quinta

09/09/2014 - Curso de especialização da Udesc para oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina forma 41 alunos

18/10/2013 - Solenidade marca início de pós-graduação lato sensu para o Corpo de Bombeiros Militar de SC

05/08/2013 - Curso de pós-graduação lato sensu para Corpo de Bombeiros Militar de SC forma 22 alunos

Com informações do Centro de Comunicação Social do CBMSC

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h