Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/06/2014-18h46

Projetos relacionados à Udesc são contemplados em edital nacional para artistas e pesquisadores

Curta-metragem "Almofada de Penas" será lançado no fim de 2015 - Foto: Janire Olano Iriarte

Dois projetos relacionados ao Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram selecionados pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014.

Um deles é "Tubo de Ensaio. Composição [Interseções + Intervenções]", um projeto de extensão sob a coordenação das professoras Sandra Meyer e Jussara Xavier, da Udesc, e Vera Torres, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Já o outro projeto, "Almofada de Penas", é um curta-metragem de animação comandado por Joseph Specker Nys, formado em Design Gráfico pela Udesc.

Ao todo, foram mais de 15 mil inscritos no programa, somando propostas do Brasil e de outros 37 países dos cinco continentes. Desse total, 104 projetos foram aprovados, sendo seis de SC.

"Tubo de Ensaio"

O projeto iniciou-se em 2001, em Florianópolis, inserido nas políticas de extensão da Udesc e da UFSC, para integrar saberes entre profissionais do ambiente universitário, artistas e o público interessado em arte contemporânea.

Como sugere sua terminologia, "Tubo de Ensaio" pretende, desde sua concepção, propiciar encontros e possibilitar experiências acerca do corpo e do movimento.

Nos primeiros cinco anos, o projeto de extensão, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas, realizou apresentações mensais de dança contemporânea e suas interfaces com o Teatro, as Artes Visuais, a Música e demais expressões artísticas, seguidas de entrevista e/ou debate conduzido por um profissional da área.

Algumas temáticas evidenciadas nos anos iniciais foram registradas no livro e no DVD "Tubo de Ensaio – Experiências em dança e arte contemporânea", de 2006, organizado por Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres.

O projeto teve sequência até 2010 com ações pontuais, como a realização de um laboratório de criação, uma residência artística, estudos da técnica Alexander, entre outras ações.

A partir da seleção no Rumos Itaú Cultural, o projeto realizará uma nova edição e agora desenvolverá laboratórios compositivos e conversas abertas com artistas e pesquisadores de diferentes áreas e procedimentos. No fim, será organizado um livro resultante das ações e debates do evento.

A ideia é fazer e pensar dinâmicas da composição na arte contemporânea nos seus aspectos cognitivos, éticos, poéticos e políticos, promovendo um intenso intercâmbio entre os profissionais e estudantes das Artes e o público em geral por meio da troca de informações e experiências.

"Almofada de Penas"

O curta-metragem de animação em stop motion – técnica em que o filme é produzido a partir de sequências fotográficas  – foi iniciado em 2012 por Joseph Specker Nys, fez parte do projeto de conclusão de curso do aluno, tendo sido premiado como o melhor projeto da Semana Design Udesc.

Uma equipe de mais de 40 pessoas estará envolvida ao longo da produção do filme, que também conta com a parceria de empresas no desenvolvimento tecnológico.

O trabalho envolve a confecção de mais de dez bonecos feitos à mão, 300 encaixes de expressões, sete cenários completos, cerca de 12 mil fotografias, além de iluminação, animação, edição, sonoplastia, trilha sonora, dublagem, efeitos especiais, entre outros recursos.

A produção está utilizando as instalações do Laboratório Integrado Multimídia (LIM), da Udesc, localizado no Sapiens Parque, em Florianópolis.

"Este reconhecimento ao esforço vem depois de muitos meses de obstinada dedicação por parte de toda a equipe, em especial da produção executiva do filme. Ser parte de um prêmio cultural tão importante no País, onde concorremos a nível internacional com projetos de extrema qualidade, nos faz acreditar que lutar pelos nossos sonhos vale a pena sim!", conta Nys.

A animação, que terá de oito a dez minutos, é focada no público adulto e é baseada no conto homônimo do escritor uruguaio Horácio Quiroga. Com o prêmio a ser recebido, o designer pretende dar início à produção oficial do filme, com o novo cronograma que será definido em conjunto com a equipe do Itaú Cultural. Estima-se que o lançamento ocorra no fim do ano que vem.

"Agora temos condições de viabilizar os 14 meses de produção do filme e trazer os olhares a Santa Catarina como destaque na produção audiovisual. Um dos nossos objetivos é criar um polo de animação em stop motion na região e, por isso, contamos com a participação de alunos e professores das universidades para que possamos passar adiante o conhecimento gerado e crescer em conjunto neste e futuros projetos", acrescenta o egresso da Udesc.

Nys concedeu uma entrevista à terceira edição da revista Hallceart, da Udesc Ceart, onde conta sobre o processo de produção do projeto.

Leia mais:

26/9/2013 - Evento na Udesc divulga programa nacional de apoio à arte e à cultura nesta sexta

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h