Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/10/2017-15h16

Projeto de pesquisa da Udesc Joinville deve auxiliar município em prevenção de cheias

Nesta sexta-feira, 6, foi realizado o primeiro teste com o barco, adquirido especialmente para o projeto, no lago do CCT - Foto: Assessoria de Comunicação
Está em desenvolvimento, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, um projeto de pesquisa para verificar a influência do uso de concreto permeável sobre o escoamento superficial gerado pelas chuvas e o nível hidrométrico em rios. A ideia é simular o impacto do uso do material nas bacias hidrográficas.

O estudo é realizado pelos professores Virgínia Grace Barros, Carmeane Effting e Itamar Ribeiro Gomes, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A ideia é simular o impacto do uso do concreto permeável nas bacias hidrográficas, onde o material é aplicado.

Nesta sexta-feira, 6, foi realizado o primeiro teste com o barco, adquirido especialmente para o projeto, no lago do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). A embarcação será usada para facilitar a medição da vazão de rios como Cubatão e Motucas.

Os resultados do projeto deverão auxiliar o município na prevenção de cheias. O trabalho está sendo acompanhado pelo Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira  e pela Defesa Civil. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h