Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/07/2017-10h06

Projeto de ensino da Udesc Joinville desenvolve veículos elétricos de alta eficiência

Durante o primeiro ano do projeto, participantes tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de engenharia e também buscar patrocínios e parcerias - Fotos: Laura Bona Moll
O projeto de ensino Veículo Elétrico Leve (Vellev), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, está desenvolvendo um aeromodelo elétrico do tipo avião solar, alimentado por baterias e painéis solares fotovoltaicos, juntamente com o projeto e desenvolvimento de um kart elétrico.

O objetivo do projeto é desenvolver e construir veículos elétricos de alta eficiência e desempenho, por meio da cooperação entre docentes de variadas áreas de ensino e graduandos de diferentes fases e cursos, de forma que sejam motivados a utilizarem seus conhecimentos teóricos adquiridos na graduação e complementem sua formação por meio dos resultados obtidos na prática.

O Vellev teve início em 2016, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a aplicação da Engenharia Elétrica no desenvolvimento de veículos elétricos diversos, como bicicletas, motos, aeromodelos e, em especial, carros elétricos, ramo este que vem crescendo.

Atualmente, a equipe é formada pelo professor orientador Joselito Heerdt e mais 12 alunos, sendo dez do curso de Engenharia Elétrica e dois do curso de Engenharia Mecânica. A meta da equipe é atingir 30 alunos por semestre.

Durante o primeiro ano do projeto, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de engenharia e também buscar patrocínios e parcerias que se tornaram fundamentais para o avanço da construção do primeiro veículo produzido, o kart elétrico. Como o projeto é estudado e aplicado por diversas empresas automotivas, grandes empresas da região se interessaram em apoiar a iniciativa.

O desenvolvimento do kart e do avião é feito por partes, onde cada parte é de responsabilidade de sua respectiva área dentro do projeto. Até o momento, as partes estruturais/mecânicas e elétricas estão quase prontas. O objetivo da equipe é estar com a primeira versão do kart e do avião em movimento até meados de setembro de 2017.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h