Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/12/2016-17h19

Programas de mobilidade acadêmica reforçam parceria entre Udesc e universidades estrangeiras

Professor Jovane Medina entrevistou alunos alemães que estudarão na Udesc Esag no próximo semestre. Fotos: Divulgação
O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Jovane Medina participou em novembro de reuniões em três instituições diferentes, incluindo duas universidades na Alemanha, para reforçar parcerias de mobilidade acadêmica do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Em viagem entre os dias 13 e 22, o docente compareceu a encontros em duas universidades alemãs de Ciências Aplicadas – a Merseburg e a HTW Berlim – e na Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham), em São Paulo.

Na Merseburg, as reuniões com alunos e docentes, incluindo a secretária de Relações Internacionais da universidade, Gabi Meister, abordaram projetos de mobilidade acadêmica e estágio internacional.

Medina conheceu e entrevistou na ocasião estudantes selecionados pela instituição para estudar na Udesc Esag no próximo semestre.

Estágio internacional

Na Udesc Esag, a parceria com a Merseburg motivou o desenvolvimento de um projeto de ensino, coordenado pelo professor Medina, no qual alunos alemães em mobilidade, com suporte da instituição de origem, ensinam o idioma estrangeiro para estudantes brasileiros.

O objetivo é reforçar a participação de estudantes da Udesc Esag em programas de estágio internacional em empresas alemãs – na viagem, foram encaminhadas parcerias nesse sentido com a Volkswagen e Bosch.

Na Universidade HTW Berlim, uma das mais procuradas por estudantes da Udesc Esag em mobilidade, a visita buscou fortalecer a parceria mantida e discutir a participação da instituição alemã no projeto de estágio internacional com a Mesemburg.

Entre os representantes locais contatados estiveram o responsável por alunos estrangeiros na instituição, Chris Lindford, o diretor do escritório internacional, Jochen Hönow, e a coordenadora de intercâmbio internacional, Kornelia Röhr.

Swedcham Brasil

Na sede da Swedcham Brasil, na capital paulista, Medina encontrou-se com o diretor executivo Jonas Lindström para apresentar o programa de mobilidade acadêmica desenvolvido entre a Udesc Esag e a Universidade Jonkoping, da Suécia, e discutir a criação de um programa de estágio bilateral em empresas suecas estabelecidas no Brasil.

No segundo semestre de 2015, o programa de mobilidade trouxe dois estudantes suecos – Simon Boldt e David Bengtsson – à Udesc Esag, onde a dupla elaborou um estudo comparativo entre uma ciclovia no Bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e outra na cidade sueca de Linköping.

Realizada junto ao Laboratório de Geoprocessamento (Geolab) da Udesc, que integra o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), a pesquisa teve supervisão dos professores Francisco Oliveira (da Udesc Faed), Jovane Medina Azevedo (Udesc Esag) e Roy Andersson (Universidade Jönköping), e gerou um artigo científico que será publicado em breve no exterior.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica-esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Jovane Medina entrevistou acadêmicos alemães que estudarão na Udesc Esag no próximo semestre
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h