A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou na segunda-feira, 23, a abertura oficial da Semana Lixo Zero Udesc no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis. Aproximadamente cem pessoas estiveram presentes no Auditório Tito Sena.
O evento, que prossegue até esta sexta-feira, 27 (confira a programação), é resultado da parceria do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), organização sem fins lucrativos, com o programa Udesc Sustentável.
Na abertura, três palestrantes falaram sobre a importância dos programas de conscientização e da destinação adequada do lixo para a melhoria da condição de vida da população: o diretor do ILZB, Rodrigo Sabatini; o coordenador da Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Rogério Portanova; e o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Leonardo Secchi.
Cinco palestrante internacionais também participaram da cerimônia:
Universidades devem dar exemplo
O coordenador-geral da Semana Lixo Zero Udesc, Gustavo Rittl, disse que é a primeira vez no Brasil que duas instituições de ensino superior (Udesc e Ufsc) se unem para se tornar "universidades lixo zero". "Ambas assumiram o compromisso de cooperar uma com a outra de forma a desenvolver ciência e tecnologias sustentáveis para um mundo sem lixo."
Já o pró-reitor de Planejamento da Udesc acredita que as universidades têm que liderar pelo exemplo. "O papel da universidade é mostrar o que está sendo feito e convidar as pessoas a participarem do objetivo de tornar o mundo mais sustentável", diz Secchi.
Mais informações podem ser obtidas no site da Semana Lixo Zero Udesc e com Gustavo Rittl pelo e-mail gustavorittl@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010