Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2016-15h42

Programa de qualificação política da Udesc e do TRE-SC inicia com curso para candidatos a vereador

Alunos prestigiaram evento - Fotos: Gustavo Cabral Vaz
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançaram o Programa de Qualificação de Candidatos e Eleitos na manhã desta quinta-feira, 1º, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis. A primeira ação será um curso a distância para candidatos a vereador, já disponível na internet.

O evento contou com o reitor da Udesc, professor Marcus Tomasi; o presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Abreu; o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (Ejesc), desembargador Sérgio Baasch Luz; e o docente José Fonseca da Silva Filho, que atua no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e idealizou o programa.

No público, estiveram o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, a juíza Vânia Petermann, o professor Enio Spaniol e alunos de Administração Pública e Ciências Econômicas da Udesc Esag.

Ao abrir o evento, o reitor agradeceu o tribunal por acolher a iniciativa. "O projeto foi executado de forma muito rápida e efetiva", destacou. "O conhecimento é fundamental para transformar o País, por isso a ação é um exemplo da contribuição que a Udesc pode dar para a sociedade."

Na opinião do presidente do TRE-SC, a Justiça Eleitoral também deve assumir compromissos com a preparação dos candidatos e a conscientização dos eleitores. "Nós temos uma gama imensa de questões a serem discutidas sobre a qualificação dos candidatos e dos eleitos."

Abreu afirmou que ficou com "grande satisfação" ao ver as 11 videoaulas do curso para candidatos a vereador, que foram gravadas por professores de Administração Pública da Udesc Esag, em parceria com a Assessoria de Comunicação do TRE-SC. 

"Em vídeos de dois a oito minutos, os professores souberam transmitir os conteúdos com excelência", enfatizou.

Nesse curso online, são abordados assuntos como atribuições do vereador, ética, oratória, campanha eleitoral, controle e fiscalização, princípio federativo, processo legislativo, lei orgânica e orçamento público. 

Os candidatos que assistirem a todos os vídeos poderão ter certificado de conclusão. Mais informações podem ser obtidas com a Ejesc pelo e-mail ejesc-se@tre-sc.jus.br.

Campanha da Justiça Eleitoral

Depois do lançamento do Programa de Qualificação de Candidatos e Eleitos, o público assistiu a uma palestra da juíza Vânia Petermann sobre o papel do conhecimento e da democracia para provocar mudanças que melhorem o mundo.

Essa apresentação foi uma ação da campanha "A Vitória da Democracia", criada pela Justiça Eleitoral para conscientizar os eleitores sobre a importância do voto e outros temas ligados às eleições. Os participantes da palestra também receberam cartilhas sobre o tema.








Leia mais:

31/08/2016 - Udesc e TRE-SC lançam programa para qualificar candidatos e eleitos nesta quinta, na Reitoria

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h