Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/08/2017-15h23

Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc realiza aula inaugural nesta sexta

Aula inaugural abordará a peça "Batalha das Heroínas de Tejucupapo". Foto: Isaías Teixeira
Na próxima sexta, 11, o Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza a aula inaugural deste semestre. O evento será uma palestra sobre a Batalha das Heroínas de Tejucupapo, peça de teatro que retrata o primeiro combate com participação feminina no Brasil, com a professora doutora Luciana Lyra.

O evento ocorre às 19h na sala Espaço 1, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart, com entrada gratuita e aberta ao público.

A palestra Batalha das Heroínas de Tejucupapo ou o teatro em defesa da terra: um caso brasileiro de ecofeminismo traz à tona o teatro realizado pelas mulheres de Tejucupapo, distrito de Goiana, Pernambuco, e constrói uma trama deste teatro com os estudos do Ecofeminismo, compreendendo-o como um movimento que identifica o pensamento hierárquico bem como os valores patriarcais como principais responsáveis da propagação da dominação tanto das mulheres quanto da natureza.

Luciana Lyra estuda a peça desde 2007, através de sua tese de doutorado e artigos para revistas científicas. A peça A Batalha das Heroínas foi criada em 1993 e retrata a história da invasão holandesa à Tejucupapo em 1646. É o primeiro combate com participação feminina registrado no Brasil.

A organização da aula inaugural é da professora doutora Maria Brígida de Miranda, com realização do evento de extensão Mulheres em Cena e do Programa de Pós-Graduação em Teatro.

Sobre a palestrante

Luciana Lyra é atriz, performer, encenadora, diretora, dramaturga e escritora. Professora do departamento de Arte e Cultura Popular e da Pós Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é também professora colaboradora e pós doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

É também pós doutora em Antropologia, pela FFLCH/USP, doutora e mestre em Artes Cênicas pelo IA/Unicamp. Coordenadora do grupo de pesquisa Motim - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes (UERJ) e Fundadora do estúdio de investigação Una Luna Pesquisa e Criação em Arte. Atuou também na Companhia de Teatro Os Fofos Encenam, em São Paulo.

Serviço:

O QUÊ: Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Teatro e Evento de Extensão Mulheres em Cena, com Profa. Dra. Luciana Lyra.
QUANDO: Dia 11 de agosto, às 19h.
ONDE: Sala Espaço 1, Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, Av. Madre Benvenuta, nº  1907, Florianópolis/SC.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Luciana Lyra
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h