Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/03/2018-17h37

Programa de extensão da Udesc oferece curso de percepção física com técnica Klauss Vianna

O Programa de Extensão Flauta Doce: performance e formação, do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove a partir do dia 19 de março o curso “Percepção física através da escuta do corpo”, utilizando da técnica Klauss Vianna. Os encontros serão gratuitos e abertos à comunidade, sendo necessária a inscrição pelo formulário online até dia 25 de março.

As aulas serão oferecidas às segundas-feiras, na Sala de Dança 2 do departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart. Serão duas turmas, uma no período da manhã, das 10h30 às 12h e outra a tarde, das 14h às 15h30.

Sobre o curso

O núcleo da técnica proposta por Klauss Vianna (1928-1992), bailarino, coreógrafo e educador corporal brasileiro, é a escuta do próprio corpo, gerando sua flexibilização a partir da pesquisa do movimento de cada um.  Com o conhecimento da técnica, o aluno poderá aplicá-la no dia-a-dia e também em atividades específicas como dança, música e teatro.

A técnica Klauss Vianna também pode ser aplicada na performance musical, com a finalidade de oferecer ferramentas ao músico que o auxiliem no momento da apresentação, com subsídios direcionados à aquisição de “presença cênica” do músico. Tais ferramentas têm seu fundamento no trabalho de percepção e sensibilização corpóreas, gerais e específicas, para cada instrumento e instrumentista.

O curso será ministrado pela professora do DMU Valéria Bittar, que também é coordenadora do Programa de Extensão, e abordará diferentes itens corporais que se inter-relacionam, como o peso do nosso corpo; a resistência muscular; as oposições ósseas; o corpo integrado sob a força da gravidade; as direções ósseas; entre outros.

Mais informações no e-mail flautadoceudesc@gmail.com.

Serviço:

O QUÊ: Preparação física através da escuta do corpo com técnica Klauss Vianna.
QUANDO: Segundas-feiras, das 10h30 às 12h ou das 14h às 15h30.
ONDE: Sala Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto para a comunidade.
INSCRIÇÕES: Pelo formulário online, até 25 de março.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

Notícia atualizada em 13/03/2018, às 15h09.

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h