Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/05/2018-17h11

Programa de extensão da Udesc incentiva prática do escotismo na região da Ibirama

Ações na Udesc Ibirama são coordenadas pelo professor Adilson Vahldick - Fotos: Divulgação
Um programa de extensão do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), visa difundir a prática do escotismo na região de Ibirama, com ações voltadas a alunos de escolas públicas e para a comunidade em geral, desenvolvidas com a participação de universitários.

Coordenado pelo professor Adilson Vahldick, o programa Escotismo na Universidade atua na educação de jovens com três projetos.

O Projeto Escotismo em Ibirama é voltado aos integrantes do Grupo Escoteiro Guardiões das Águas (Gega), o primeiro do gênero instalado em uma unidade da Udesc. O centro de ensino oferece suporte, incluindo o espaço físico, para a realização das atividades do grupo.

O Projeto Servir busca oferecer aos estudantes da Udesc Ibirama uma oportunidade permanente de voluntariado, contribuindo para o amadurecimento e o discernimento dos participantes sobre sua responsabilidade como cidadãos.

Já o projeto Educação Escoteira é destinado aos alunos das escolas públicas de Ibirama e busca proporcionar atividades educativas associadas ao tema anual dos escoteiros do Brasil.

Serra do Mirador

No último domingo, 20, uma atividade do projeto mobilizou 15 graduandos dos três cursos do centro (Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária) em uma trilha até o topo da Serra do Mirador.

Os acadêmicos também participaram de encontros para se ambientar ao movimento escoteiro e para preparar atividades voltadas aos integrantes do Gega, dos ramos lobinho, escoteiro e sênior.

Educação escoteira

No último sábado, 19, integrantes do projeto realizaram a primeira ação de educação escoteira na Escola Municipal Christa Sedlacek. O encontro debateu temas relacionados à questão ambiental.

Segundo o professor Vahldick, o programa contribui para que os participantes "desenvolvam, por meio da vivência da metodologia e da prática escoteira, habilidades para se tornarem pessoas responsáveis e úteis em suas comunidades, conhecendo e exigindo que os seus direitos e os de outras pessoas sejam preservados".

Saiba mais na página do programa Escotismo na Universidade

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ações na Udesc Ibirama são coordenadas pelo professor Adilson Vahldick
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h