Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/07/2018-15h09

Professores de Ciências Econômicas da Udesc participam de capacitação sobre causalidade

 
Erik Figueiredo: dados ajudam a "testar" políticas públicas Foto: Carlito Costa/Ascom Udesc Esag
Professores do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) passaram por um treinamento ao longo da última semana (25 a 30 de junho) sobre relações de causalidade entre variáveis econômicas e de comportamento. A capacitação proporciona aos professores mais instrumentos para lidar com esses dados na pesquisa e no ensino, aproveitando também recursos para manipulação de big data.

O treinamento foi ministrado pelo professor doutor Erik Alencar de Figueiredo, do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba, no Laboratório de Informática 02 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc.

“Identificar a relação de causalidade entre variáveis econômicas e de comportamento tem aplicações muito amplas”, explica Figueiredo. “As políticas públicas não costumam ser testadas, e esse instrumental permite verificar se funcionam, por exemplo, nos debates entre liberação de armas e criminalidade, valor do salário mínimo e emprego”, afirma o professor. O treinamento incluiu ainda aplicações com o uso do software Stata, que trabalha com grandes quantidades de dados (big data).

Pesquisa

Além do treinamento, os professores participantes puderam conversar individualmente com o ministrante antes do curso, para encaminhamento da produção de artigos científicos. Essas conversas serviram para alinhar o enfoque da capacitação às pesquisas desenvolvidas atualmente pelos professores do Departamento de Ciências Econômicas da Udesc Esag.

Os professores do departamento participaram da capacitação ao longo dos seis dias (de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e no sábado, das 8h às 13h), num total de 30 horas-aula. A capacitação foi realizada com recursos do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg) da Udesc.

Mais informações podem ser obtidas com o Departamento de Ciências Econômicas, pelo telefone (48) 3664-8260.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC