Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/06/2017-15h58

Professora da Udesc participa do Simpósio Nacional de Arte Cerâmica da Ucrânia

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação
A professora Rosana Bortolin, chefe do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está entre os 12 artistas selecionados para participar do Simpósio Nacional de Arte Cerâmica em Opishne, na Ucrânia. A professora embarca nesta semana para o  evento, que faz parte da 9ª Semana Nacional de Cerâmica Rally-2017. Esta edição da Semana tem como tema a filosofia da existência.

Para participar, os artistas interessados enviaram propostas de esculturas relacionadas ao tema do evento, que foram avaliadas pelos organizadores do simpósio. Os selecionados terão que executar essas obras, que ficarão expostas no Museu Nacional de Cerâmica da Ucrânia, durante o período em que o simpósio ocorre — entre 11 de junho e 3 de julho.

Em suas obras, Rosana Bortolin olha para ninhos e casulos como lugares análogos ao espaço domiciliar, espaços seguros e íntimos, como o ventre materno. A escultura que ela irá construir na Ucrânia é um casulo em escala humana. Para a professora, é importante participar desses eventos para conhecer novas técnicas, levar um pouco da cerâmica brasileira para outros países e ampliar os conhecimentos na área.

Além da execução das 12 esculturas, também fazem parte da programação o Festival e Concurso de Torno, a Bienal Internacional de Arte Cerâmica, exposições, debates, exibição de filmes sobre cerâmica, aulas magnas, feiras, entre outras atividades que envolvem os artistas convidados e a comunidade.

Vídeo sobre o Museu Nacional de Cerâmica da Ucrânia:



Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h